setembro 13, 2009

Foot-Ball Clube do Porto


Nos últimos anos, o meu FCPorto tem-se modernizado. O Dragão, o Centro de Estágio, o Dragãozinho, mas mais importante, as vitórias europeias, deram ao clube um estatuto diferente. Copiando as coisas boas que se fazem lá fora, ir ao Estádio do Dragão ver a bola ou mesmo ir ao site do FCPorto na Internet permitem-nos perfeitamente decifrar as inovações criadas. Só que essas inovações têm um senão. Não é que eu me importe radicalmente com isto. Mas enerva-me ver tudo o que é marketing do FCPorto em língua inglesa. Reflexo dos tempos que correm? Mesmo que assim seja é grave ver tanta coisa em inglês.

Dragon Seat - o lugar anual para os sócios do FCPorto.

Dragon Force - a nova escola de formação do FCPorto.

Dragon Store - a velhinha Loja Azul.

Dragon Tour - o programa de viagens para os jogos fora do FCPorto.

Tudo isto é exagerado e ridículo. Mas ontem, à entrada do Dragão, resolvi aceitar um "brinde" que estavam a oferecer. E o que era? Um "FAN BOOK".

Bem sei que as origens do FCPorto são inglesas e que estamos num mundo altamente globalizado. Mas é aqui, em casos assim, que aos poucos a sociedade portuguesa vai esquecendo e destruindo a língua portuguesa. Aliás, não faltará muito para que voltemos a ver escrito algo assim:

"Desejando solemnisar a definitiva instalação do Foot-Ball Clube do Porto, resolvemos organizar um match quarta feira próxima 2 de Novembro, no qual tomasse parte um eleven do Team do Club a que V. Ex.a tão dignamente preside"

(excerto da carta do fundador do FCPorto, António Nicolau de Almeida, dirigida ao Foot-Ball Club Lisbonense a 25 de Outubro de 1893, retirado da caderneta de cromos oficial do centenário do FCPorto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções