"A gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar, mas eis que chega a roda viva e carrega o destino prá lá..." (Chico Buarque)
maio 31, 2009
Roland Garros 2009 - a primeira semana
Giro
Dismistificar Rangel (2)
Notícias da campanha eleitoral, por Tomás Vasques.
Paulo Rangel e a nova teoria da representação política, por Manuel Meirinho.
maio 30, 2009
Notícias do futebol internacional
maio 29, 2009
Sócrates e as estratégias
A polémica do imposto europeu
Michelle (2)
maio 28, 2009
Companhias
Vejam, vejam. Foram os super imaginativos (e bacocos) jovens socialistas franceses que fizeram este vídeo.
(via Câmara dos Comuns)
O i
Dismistificar Rangel
Més que un club (2)
maio 27, 2009
Més que un club
Um dos hinos mais bonitos do mundo! E hoje faz todo o sentido...A melhor equipa que já vi jogar futebol teve um justo prémio.
Europeias - análise das candidaturas
Um primeiro grupo compreende CDU e Bloco de Esquerda. Ambos optaram por escolher para cabeça de lista - o membro das listas que tem mais visibilidade - uma pessoa que já era eurodeputado na legislatura anterior e que está à vontade para discutir todos os assuntos porque conhecem de perto a realidade do Parlamento Europeu. Dentro do partido, Ilda Figueiredo e Miguel Portas são figuras conhecidas e respeitáveis que garantem os votos que tiveram na legislatura passada. Mas Portas terá mais facilidade em ir buscar votos a outros partidos do que a candidata da CDU. Pertecem, igualmente, à mesma família europeia.
Michelle
maio 25, 2009
Músicas e candidatos
Espanholadas
Roland Garros 2009
maio 23, 2009
LeBron
Este triplo teve muito mais piada às 4.35 da manhã. Que lançamento, Mr.James! F-A-B-U-L-O-S-O!!!!!
I love Marinho
Esta foi a reacção de Marinho Pinto depois de Moura Guedes ter dito "o senhor também não faz muito pela sua classe". Finalmente alguém diz o que pensa de Moura Guedes na cara dela e em directo.
maio 22, 2009
Marinetti
Pinto da Costa
maio 21, 2009
Vital
maio 20, 2009
Despedida
Para memória futura
maio 19, 2009
Pedro Magalhães
Mais cartazes
(foto via Cachimbo de Magritte)
PSD e os cartazes
maio 18, 2009
Luis Figo
Nos próximos dias vão suceder-se homenagens, reportagens, entrevistas, enfim, um sem número de coisas sobre Luis Figo. Junto-me ao clube. Mas de um modo diferente.
Figo foi um excelente jogador de futebol. Porém, poderia ter marcado uma época, poderia neste momento ser um símbolo mundial e um ídolo para muita gente. Não o é por uma simples razão: a troca do Barcelona para o Real Madrid foi o pior erro da sua carreira e transformou-o, aos olhos do mundo, como um "pesetero".
O que foi Figo ganhar desportivamente com a ida para Madrid? Nada. É certo que conseguiu pôr no currículo a Champions League mas, caso ficasse no Barcelona, teria conseguido feito idêntico. Podem dizer que ele foi eleito melhor jogador do Mundo quando estava em Madrid. E eu respondo: não ganhou o prémio quando o merecia, um ano antes, na sua última época em Camp Nou que culminou no fabuloso Euro 2000.
A sua ida para Milão foi mais uma transferência financeira. Novamente, nada em termos desportivos Luis Figo conseguiu. A sua participação nos scudettos ganhos no Inter foi mediana, nunca foi a estrela da equipa.
Estrela da equipa era-o em Barcelona. Mais do que uma estrela, um ídolo. Como existem poucos actualmente. Figo prescindiu de ser um super êxito desportivo e um êxito financeiro, para ser um bom êxito desportivo e um extraordinário êxito financeiro.
É pena. Figo foi um jogador de classe. Nunca foi espalhafatoso à Cristiano ou Ronaldinho. Nunca foi um génio como Maradona ou Messi. Figo era calmo, sereno, a sua vida privada era bastante discreta. E essa sua postura estendia-se ao relvado. Um extremo puro que fazia as delícias dos catalães.
O golo que se vê no vídeo é, para mim, a síntese de Figo enquanto futebolista: classe pura. A forma como ele tira os dois defesas e senta Schmeichel é fabulosa. O melhor golo de sempre de Figo, na minha opinião.
A sexualidade das jotas
*grave é o facto de, na mesma proposta de lei, a JS querer implementar a distribuição gratuita de preservativos nas escolas.
Capadócia
"O que interessa - vou dar um exemplo para os leitores distraídos perceberem o que é hoje interesse jornalístico - seria Sócrates dizer no meio de uma viagem de Estado: "Vim à Capadócia porque era há muito um sonho da minha namorada vir à Capadócia." Como Sócrates não disse isso, esta frase não abriu telejornais. Talvez alguém tenha dito uma parecida, mas também não abriu telejornais, pois não? Sorte de quem tenha dito essa frase similar e possa - e ainda bem que pode - dizê-la sem escândalo. "
Ferreira Fernandes, ontem, no DN.
No vídeo, uma actuação de Jorge Ben Jor e a música "Jorge da Capadócia".
maio 17, 2009
Tristeza
maio 16, 2009
Nadal
Eládio
Marco António
maio 15, 2009
Discriminação
Assim não
maio 13, 2009
MMS e MEP
maio 11, 2009
13(3)
13 (2)
Igual aos outros
Caetano
13
Empregos
4
Esta invasão da conferência de imprensa fica para a história deste campeonato. Chamo a atenção para um aspecto: no coro "campeões olé" nota-se (demais) o acento castelhano. Pudera, são tantos...
maio 10, 2009
Gaffes
Com amigos assim...
maio 08, 2009
Dragãozinho
nota: recuso-me a dizer o nome oficial do magnífico pavilhão.
maio 07, 2009
Pista para pesquisa
Rangel e a direita
Estoril
maio 04, 2009
Koniek
Vasco Granja não faz parte do meu imaginário. Expressões como "olá amiguinhos" ou "koniek" não me dizem nada.
Granja faleceu hoje. O vídeo acima é do "Herman Enciclopédia", talvez o melhor programa da televisão portuguesa dos últimos 20 anos. Foi a primeira vez que ouvi falar de tal personagem. Lembro-me perfeitamente do meu pai me explicar quem era este senhor quando Herman decidiu "relembrar" Vasco Granja e só assim pude compreender a excelência do humor deste sketch.
Estoril Open
Bloco
Um grande momento
Só uma italiana descarada era capaz de pedir a Novak Djokovic para imitar Nadal perante o próprio e depois de ter perdido uma final com o espanhol. Novak, sempre bem disposto, alinhou na brincadeira para delírio italiano.
maio 03, 2009
maio 02, 2009
El clásico
O meu nome é Vital
O quadro acima representado foi retirado do Barómetro de Abril da Católica, ao qual cheguei através daqui.
maio 01, 2009
Playoffs
Dia do Trabalhador
"Trabalhador brasileiro", Seu Jorge.
Uma música fantástica que retrata muito bem a vida de muitos brasileiros mas também de outros países. Esta música faz parte do disco "América Brasil", o último de Seu Jorge, o mais social e político.