maio 22, 2010

Amor e pragas


Está a fazer seis anos que roguei uma praga a um senhor do futebol. Não que eu seja um utilizador regular destes métodos mas na altura foi o que me ocorreu. No meio de uma alegria enorme, o homem que me tinha dado os melhores momentos da vida de adepto diz que ia abandonar, ia partir para Londres atrás dos milhões e nem sequer um sorriso esboçou. Foi uma punhalada demasiado forte: "Mourinho, não voltas a ganhar a Liga os Campeões por outro clube a não ser o Porto".

Logo no ano a seguir, o azar e a incompetência de um fiscal de linha em Anfield Road impediram o Chelsea de Mourinho dizimar o AC Milan na final de Istambul. Depois foi a superioridade do Barcelona de Ronaldinho, Eto'o, Messi e, ironia, Deco, o melhor jogador de sempre do FCPorto.

Porém, quis o destino que Mourinho voltasse a uma final da Champions num ano em que eu estou perto dele, a estudar em Itália e onde o seu clube joga muitíssimo bem - e não estou a exagerar. Desde Fevereiro, lendo a imprensa italiana, percebi que ele continuava igual - ou se ama ou se odeia a criatura. Itália odeia-o, com excepção dos adeptos nerazzurri. Tal e qual o que aconteceu entre 2002 e 2004 em Portugal: os adeptos do Porto amavam-no, o resto do país detestava-o. Foi apenas preciso o homem abandonar Portugal para ter honras de directos na tv - lembram-se de António Esteves Martins, na RTP, em directo de Stamford Bridge na apresentação do Special One?

Isto tudo para dizer uma coisa, Mourinho: eu amo-te e a praga está desfeita. Ganha lá hoje a taça.
(quanto a ires para Madrid, sabes bem que não o deves fazer.)

2 comentários:

  1. LOL, adorei este post! Sabes que também me lembro bem de, de repente, só pk Mourinho, "arrogante" treinador do Porto passou a ser o "special one" de Stamford Bridge toda a gente passou a adorá-lo e admirá-lo. Típico, no nosso país. E também lhe roguei essa praga, bem sabes. Mas hoje, perdoei-o. Mereceu. Mereceu ter sempre acreditado nesse grande Milito. Hoje ele provou porque é o melhor do mundo. Se for para o Real, como o Guardiola diz, para o ano temos uma La Liga divertida =P

    ResponderEliminar
  2. Ana Luísa,

    não foi só acreditar no Milito. Foi acreditar numa equipa toda que tinha um sonho: ganhar a Champions. É que aquela malta já tem uma idadezinha, Lúcio, Zanetti, Cambiasso, Samuel, o próprio Milito, são jogadores que, mais ano menos ano, acabam a carreira. Essa é a grande virtude do Mourinho: adaptar-se muito bem ao que tem e aproveitar ao máximo os recursos. Se reparares, o segundo golo do Milito é precedido de um lance na área do Inter em que um defesa - não me lembro quem - dá literalmente o corpo ao manifesto para evitar o golo alemão. Esta é a equipa do inter: solidária até ao fim.

    Quanto à Liga espanhola, falo disso daqui a uns dias. Mas que vai ser divertida, lá isso vai =p

    ResponderEliminar

Construções