agosto 27, 2011

Cinemas

Passando uns dias no Porto antes de voltar à capital, e coincidindo com a estreia do documentário sobre Ceausescu, resolvi ir ao cinema. Tal não é a minha surpresa quando verifico que nenhuma sala do Porto ou Grande Porto tem em exibição este documentário.

Mas surpresa ainda maior foi ver que a cidade do Porto tem apenas um local para se ver cinema: um centro comercial com cinema Lusomundo que passa exactamente os mesmo filmes existentes nos grandes centros comerciais da periferia, Gaia ou Matosinhos, que estão a poucos quilómetros e minutos de distância. Não sei a que se deve o encerramento do cinema no shopping Cidade do Porto que sempre passava filmes distintos dos restantes - viabilidade financeira, com grande probabilidade. Certo é que uma cidade como o Porto, mais o aglomerado que vive em seu redor, não tem possibilidade de assistir a filmes distintos daqueles que o império Lusomundo distribui.

Bem sei que em Lisboa a oferta cultural (teatro, dança, cinema, música, etc) é bem superior ao resto do país e que isso tem razões que não importa agora referir. Mas não deixa de ser preocupante tal discrepância no que respeita ao cinema. E eu referi o caso do Porto como poderia também falar de Évora, Bragança, Braga, Coimbra, Faro e por aí fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções