novembro 22, 2009


A temporada de ténis termina no próximo domingo quando, em Londres, se disputar a final do ATP World Tour Finals, o nome dado este ano à antiga final da Masters Cup. Depois de alguns anos em Xangai, esta prova - que já passou por Portugal - regressa à Europa e à O2 Arena. Aqui estarão os 8 melhores tenistas do ano e o formato é o mesmo de sempre: dois grupos de quatro tenistas, em que jogam uns contra os outros uma vez e passam os dois melhores de cada para as meias-finais. Um formato que se tem consolidado na última década e que é uma óptima forma de acabar a época já que o último Grand Slam foi no distante mês de Setembro.

Federer, Nadal, Murray, Djokovic, Davydenko, Verdasco, Del Potro e Soderling são os candidatos ao belíssimo troféu deste ATP World Tour Finals. O lote de concorrentes é muito forte - talvez o mais forte dos últimos anos - e há vários favoritos, sendo imprevisível arriscar um vencedor com facilidade. Se Federer e Nadal são os melhores do mundo, também é verdade que não estão na sua melhor forma. O primeiro foi surpreendentemente eliminado em Paris por Benneteau e o espanhol levou uma "tareia" de Djokovic nas meias-finais do mesmo torneio, depois de ter tido imensas dificuldades para chegar às meias-finais. Portanto, não se pode excluir nem um nem outro mas não chegam a Londres na sua melhor forma - Nadal ainda anda a recuperar da lesão e tem a final da Copa Davis logo a seguir.

Novak Djokovic é o tenista em melhor forma dos oito. Para além de ser o detentor do título, ganhou em Paris e está a jogar muito bem. O facto de ter Soderling, Nadal e Davydenko no seu grupo acentua mais o seu favoritismo e confiança para este torneio. Precisamente Davydenko e Soderling, juntamente com Verdasco, são os tenistas em que as apostas não recaem para vencer o torneio. Mas não esquecer que, em final de temporada, é tudo muito imprevisível e o ano passado o russo chegou à final. Mesmo assim, perante o seu grupo. terá muitas dificuldades em se apurar para as meias-finais. Já o sueco e o madrileno terão também vida dura e só grandes exibições poderão proporcionar um grande torneio a estes tenistas.

Depois surge Murray. Jogando em casa, o britânico quer certamente ganhar para compensar Wimbledon. Não chega nas melhores das formas mas o piso rápido é favorável ao seu jogo - e de quase todos os outro tenistas, diga-se - e o ambiente que terá a seu favor será determinante. Tem um grupo difícil - Federr, Del Potro e Verdasco - mas se não chegar às meias-finais será uma enorme desilusão.

Por fim, Del Potro. O vencedor do último Grand Slam da época também não chega aqui na forma que apresentou no Verão passado. Porém, o argentino quer voltar a derrotar Federer e fazer um grande torneio.

Será uma semana de grandes jogos, para estar muito atento ao que se passará na O2 Arena.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções