janeiro 09, 2010

Carlos Magno

Há muito tempo que não ouvia o programa da Antena1 "Contraditório". Por estar cansado de ouvir sempre as mesmas barbaridades da boca de Luis Delgado ou as mesmas profecias desastradas de Carlos Magno, mas também por ter passado a existir, no mesmo horário, um programa muito melhor, o Governo Sombra na TSF. Hoje, face à impossibilidade técnica de ouvir o Governo Sombra na Internet, fui ouvir o Contraditório. Ainda estou de boca aberta perante o que ouvi.
Carlos Magno, o protagonista desta história, ontem passou dos limites. Eu até simpatizava com a criatura. Apesar das suas ideias, Magno tinha um estilo próprio, uma memória pouco habitual nos jornalistas portugueses que lhe permitia fazer, por vezes, boas análises políticas. Contudo, nos últimos anos tem abusado das suas previsões - Magno tem por hábito tentar adiantar-se ao futuro e adivinhar o que vai acontecer - e acertado muito pouco. Tem, igualmente, o hábito de se gabar de não ler jornais portugueses o que não é uma mais-valia para quem faz análise política - a quantidade de vezes que erra factualmente nos seus programas é gritante. Ou seja, o Carlos Magno dos últimos anos tem sido bastante fraquinho. Ontem, para mim, Magno morreu.
O tema era o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Na sua intervenção, disse que não ia perder tempo com o assunto para logo a seguir dizer que a legalização do casamento homossexual poderia abrir as portas à legalização da pedofilia, dizendo que as duas coisas eram iguais já que o pedófilo também tem um desejo sexual diferente do "normal". Mesmo que tenha afirmado que estaria a ser um pouco demagógico, Magno passou das marcas e chegou ao nível da filha da putice. Que seja contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ainda se acata - mesmo para um liberal assumido como ele. Agora, dizer que entre homossexuais e pedófilos não há diferença, é demais.

ps: o seu amigo Pacheco Pereira quase chegou ao nível de Magno.

5 comentários:

  1. No way. Ele disse mesmo isso?! Uma pessoa com alguma responsabilidade social emitiu um juízo desses em público? :O Estou escandalizado. Alguém dizia que a ignorância é muito atravida e realmente é mesmo... O Pacheco Pereira já nem comentário merece. Se o Magno morreu, foi enterrado por cima do Pereira... R.I.P. both of them.

    ResponderEliminar
  2. Já pode ouvir a emissão do Governo Sombra desta semana na internet: http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1465829

    ResponderEliminar
  3. André, incrível mesmo ele ter dito isto. Por coisas bem menores houve queixas para o provedor.

    cvm, obrigado. Já ouvi e, como sempre, um belíssimo programa. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. O Director da Antena 1 devería de imediato tomar medidas e afastar Carlos Magno do programa por tempo indeterminato…

    ResponderEliminar
  5. O director da antena1 é o moderador do programa em que Magno proferiu tais palavras e só se limitou a dizer: "não percebi onde queres chegar". Honra seja feita a Ana Sá lopes que o apelidou de "homofóbico". Estou certo que lhe teriam passado pela cabeça outros adjectivos mas conteve-se.

    ResponderEliminar

Construções