março 28, 2010

Itália (4): o que está em jogo nas eleições

As eleições que se realizam hoje e amanhã em 13 regiões italianas são decisivas para perceber três coisas.
1- Como é que o Berlusconi e o PdL (ou o partido do amor) saem destas eleições: a queda da popularidade, os escândalos, tudo isso será posto à prova numa campanha onde Berlusconi deu tudo o que tinha, onde ele transformou as regionais num teste à sua governação. Lembrar que nas últimas regionais o centro-esquerda venceu por 11-2. Um resultado semelhante seria uma humilhação para Il Cavaliere.
2- A liderança de Bersani, um líder muito pouco carismático, está em jogo. Um bom resultado do Partido Democrático, isto é, ganhar em número de regiões e por alguma diferença, daria uma maior confiança a Bersani para ser ele o candidato a enfrentar Berlusconi nas próximas eleições. Se o PD não conseguir uma boa vitória - depois dos 11-2 de Prodi, na extinta coligação Ulivo - Bersani poderá ser uma vítima nos próximos tempos e obrigará, novamente, a esquerda a procurar um líder. A campanha do Pd e do seu líder foi fraca e a recta final de Berlusconi poderá ter provocado alguns estragos no centro-esquerda, que não consegue ser alternativa ao PdL.
3- Até que ponto Bossi e a Lega Nord se reforçam para poder ter ainda mais poder no Governo de Berlusconi, podendo superar, nalgumas regiões a Norte, a votação do PdL.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções