março 29, 2010

Itália (5): breves notas sobre os resultados


Faltando apenas apurar os vencedores oficiais em duas regiões, Lácio e Piemonte - embora seja quase certo que o centro-direita vá ganhar essas duas regiões - há algumas coisas que já se pode dizer sobre as eleições regionais aqui em Itália. Os próximos dias poderão trazer desenvolvimentos.


1- O Partido Democrático é o vencedor destas regionais por 7-6 em número de regiões. Uma vantagem curta, muito curta. Mesmo tendo sido o primeiro acto eleitoral a nível regional deste novo partido e a primeira vitória frente ao PdL de Berlusconi, não deixa de ser um revés grande perder regiões como Piemonte, Calábria (onde apresentaram um candidato a contas com a justiça por corrupção) ou mesmo a região da Lácio (da capital). Veremos como reage já hoje Bersani e como será o seu futuro nos próximos tempos. Porém, este resultado dá a entender que muitos italianos ainda não confiam no PD para destronar Berlusconi - lembrar que em 2005, um ano antes da queda de Berlusconi, a coligação Ulivo de Prodi ganhou por 11-2.


2- Berlusconi foi ligeiramente penalizado nas urnas. Mas perdendo votos para a Lega Nord de Bossi. Mesmo assim, este resultado não é o que alguns analistas podiam esperar e as duas últimas semanas de campanha podem ter invertido o rumo. A abstenção, que subiu consideravelmente (cerca de 7%), beneficiou Il Cavaliere.


3- Bossi e a sua Lega Nord, um partido xenófobo, aumentaram a votação e conquistaram Piemonte. Os próximos tempos dirão o que quererá dizer este resultado mas, sem dúvida, a influência de Bossi no governo vai aumentar. Berlusconi agradece este aliado de peso.


4- A bela Toscana, onde estou, continua à esquerda, com a coligação de vários partidos a derrotaram a coligação de direita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções