novembro 13, 2010

F1 - antevisão do último GP


O campeonato de 2010 de Fórmula1 que termina amanhã foi um dos mais emocionantes dos últimos anos. O facto de quatro pilotos terem possibilidade amanhã de se sagrarem campeões do mundo é revelador do entusiamante campeonato, motivado em parte pelas mudanças introduzidas na pontuação e nas regras de corrida, principalmente a de impossibilidade de abastecimento durante a corrida.

Alonso, Webber, Vettel e Hamilton são os protagonistas da corrida de amanhã. O primeiro é favorito e vai à frente. Fez uma época regular, à sua imagem: um piloto excepcional, que consegue dar aos seus carros algo que eles não têm - veja-se o caso do colega Massa, um dos maiores fiascos dos últimos anos da F1, que fez um péssima época. Alonso foi conseguindo vários pódios e aproveitando deslizes dos adversários. É com mérito, mas também com polémica a fazer lembrar Barrichelo e Schumacher, que está na pole position para ganhar o seu terceiro título.

Atrás dele, os dois Red Bull. O melhor carro da temporada teve alguns azares, na sua maioria acidentes "estranhos", o que faz com que nenhum dos seus pilotos seja campeão de caras. O título de construtores prova que têm o melhor carro e, este título, é o maior da história desportiva da Red Bull, empresa que nos últimos anos "invadiu" o desporto mundial. Quanto aos pilotos, Vettel fez dez pole positions ao longo da época e mesmo assim não é favorito para o título. Já Webber, que aos 34 anos teve a época da sua vida, mostrou todas as suas qualidades ofensivas na pista e, na minha opinião, o melhor piloto do ano. Por fim, Hamilton. Qualidade não lhe falta. O carro pode não ter ajudado mas chegou a meio do campeonato e claudicou. Uma mão cheia de erros não permitiram ao inglês estar mais perto da luta pelo título, que é uma miragem para ele amanhã em Abu Dhabi.

Assim, amanhã teremos uma corrida emocionante. Pessoalmente, gostava de ver Webber campeão. Mas como teve uma má qualificação - 5ºlugar - a missão é quase impossível. A não ser que o motor de Alonso, o último da época e já usado, ceda e obrigue o espanhol a abandonar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções