janeiro 07, 2010

Disciplina de voto

A imposição da disciplina de voto por parte do PS ao seu grupo parlamentar na votação dos diplomas do BE e d'Os Verdes não surpreende ninguém. Isto acontece semanalmente no Parlamento. O facto da questão do casamento homossexual ser muito falada é que dá destaque a esta imposição. Os actuais deputados, principalmente no PSD e no PS, são apenas cordeirinhos mansos comandados pelas direcções partidárias que fazem deles o que querem. Como é que isto mudava? Alterando profundamente a lei eleitoral, introduzindo ou o voto preferencial ou alguns círculos uninominais. O actual sistema eleitoral, em que um eleitor vota num partido, legitima a disciplina de voto parlamentar em quase todos os âmbitos - quando deveria ser apenas em caso de orçamentos, programas de governo ou outras questões de interesse nacional elevado.

1 comentário:

  1. Concordo inteiramente. A disciplina de voto é algo que me enoja verdadeiramente e que revela o carácter autoritário das direcções partidárias e a falta de carácter dos nossos deputados.
    Para haver disciplina de voto tantas vezes como há mais valia só termos um deputado por cada partido na AR a votar por cada partido. O resultado seria o mesmo.

    ResponderEliminar

Construções