dezembro 05, 2011

Ao serviço de Merkel e Sarkozy

Passos Coelho voltou a reforçar ontem uma ideia que ilumina a cabeça dos membros do governo, da maioria que o sustenta e dos "tudólogos" que saltitam na televisão e restantes media: a culpa da crise é apenas portuguesa.

Esta postura demonstra bem de que fibra é feito este governo. Perante a crise na Grécia, na Irlanda, em Itália, em Espanha, na Bélgica e a chegar a mais países europeus, há portugueses que têm a lata de não querer saber disso e de serem orgulhosamente os capatazes de Merkel e Sarkozy, obedecendo escrupulosamente às regras do eixo franco-alemão.

Mas ontem houve outro acontecimento que, mais uma vez, vem demonstrar que o caminho seguido e ditado pela UE não é o correcto e que há, de facto, uma grave crise europeia. A Irlanda, aquele país que já recorreu ao FMI mas que era apresentado como um bom exemplo pelo nosso Relvas e companhia, anunciou ontem mais um plano de austeridade já que as políticas até agora seguidas não estavam a dar frutos. Bem sei que não há enviados-especiais das televisões mas bem que os nossos responsáveis podiam ter menos descaramento na forma como falam de exemplos. No anúncio de ontem, o 1º ministro irlandês, ao contrário de Passos Coelho, remeteu as culpas da crise irlandesa para...a incapacidade de decisão dos responsáveis europeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções