novembro 21, 2011

A moda dos grupos de trabalho

E eis que surge mais um relatório de um grupo de trabalho técnico convidado pelo governo para estudar determinadas funções do Estado. Depois do serviço público e dos transportes, eis que agora é a reforma hospitalar a visada. E nos próximos tempos surgirão mais pois há por aí muitos "sábios" reunidos secretamente em hotéis de cinco estrelas a discutir o nosso Estado.

Mas eu pergunto: o trabalho destes grupos técnicos não deveria ter sido feito antes das eleições? Ou é a prova real de que o PSD e Passos Coelho não estavam minimamente preparados para governar nem conheciam a fundo as matérias?

E, para além de ser uma subversão perigosa das regras do jogo democrático, há outro aspecto que torna a coisa ainda mais ridícula. Antes dos relatórios serem apresentados ao governo, eles são escrutinados nos media. Dessa forma, propostas ridículas como o fecho do metropolitano às 23h ou a tutela da RTP Internacional por parte do MNE são única e exclusivamente imputadas a esse grupo de trabalho encomendado pelo governo que, assim, já sabe o que fazer com tais propostas. O executivo limpa as mãos e segue em frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções