fevereiro 04, 2011

Redução dos deputados - a demagogia

Esta semana, através de Jorge Lacão, o tema da redução do número de deputados voltou à discussão. E a demagogia e o populismo associados à ideia não desaparecerem.
Reduzir o número de deputados para o mínimo constitucional é um disparate porque está mais do que provado que o nosso número de deputados está mais do que adequado à população portuguesa, a redução de custos que pregam os defensores desta medida é tão ridícula que nem vale a pena pegar por aí e, em último lugar, uma eventual redução do número de deputados diminuiria a proporcionalidade do parlamento português e partidos como o CDS, PCP e Bloco perderiam deputados. E este facto seria extremamente grave pois todos sabemos a importância que estes três partidos têm na vida parlamentar portuguesa.
O problema é que vivemos um tempo em que o sentimento anti-política e anti-partidos é crescente e toda esta encenação à volta de uma ideia completamente fútil e demagógica só torna aqueles sentimentos ainda mais forte. É preciso combater isto de forma activa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções