setembro 06, 2009

Os debates - Louçã vs Ferreira Leite

O primeiro debate de Manuela Ferreira Leite revelou algumas dificuldades da líder do PSD nestes registos. Algo que poderá melhorar até ao último, o mais importante, com Sócrates. Já Louçã tinha aqui uma boa oportunidade para brilhar. Não brilhou sempre - Ferreira Leite safou-se demasiado bem das questões do casamento e do divórcio - mas na Economia e no ataque ao programa do PSD, Louçã teve os momentos altos da noite.
Louçã teve a preocupação de dizer que os protagonistas deste debate eram "muito diferentes" - disse-o mais do cinco/seis vezes - e Ferreira Leite teve a preocupação de, por algumas vezes, não se mostrar muito em desacordo com o BE. A razão é simples para estas estratégias: ambos sabem que há muita gente que vota Bloco que já votou PSD, ou seja, uma parte importante do eleitorado do Bloco é do chamado centrão que en controu no partido de Louça um bom "refúgio" político e de protesto. E são esses votos que Louçã quer manter e que Ferreira Leite (e Sócrates, claro) quer ir buscar.
Um bom debate, muito diferente dos dois anteriores. Louçã pode ter ganho mas foi por margem mínima.

2 comentários:

  1. Confesso que quase cheguei a ter pena da Manuela Ferreira Leite. A sério, chegou mesmo a ser patético. Notou-se nitidamente que não tem a mínima experiência de debate e não consegue fugir ao que está escrito numa folha, leia-se no programa do PSD – ou seja, espremido fora dos chavões… zero. O Louçã encostou-a às cordas com as questões da segurança social e da saúde. Aliás, o argumento do PSD de os hospitais privados (onde só vai quem tem dinheiro ou mais nenhuma hipótese) servirem para fazer face às carências dos públicos (verdade), mas não questionando sequer os porquês de não haver melhores condições nos públicos, nem investimento, atesta apenas o que é o liberalismo sem regras e no qual os grupos mais desfavorecidos não têm sequer lugar. O Louçã desarmou-a em todas as áreas – apesar dela, numa tentativa desesperada de não se transformar em “Sócrates” se ter tentado colar às ideias do mesmo – e deu-lhe um KO completo na questão da família, já com a Manuela a balbuciar um conjunto de chavões sem sentido. Pois é, uma coisa é estar a debitar num palco para os confrades, outra é ser exposta na essência (ou falta da mesma). Que venha o debate Louçã/Sócrates.

    ResponderEliminar
  2. Raf,

    concordo contigo em tudo menos no "KO técnico na questão da família". Aí Ferreira Leite esteve muito bem e Louçã não aproveitou o tema supostamente difícil para a líder do PSD.

    ResponderEliminar

Construções