"A gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar, mas eis que chega a roda viva e carrega o destino prá lá..." (Chico Buarque)
setembro 29, 2009
setembro 28, 2009
E agora, Portas?
E agora, PSD?
E agora, Sócrates?
setembro 27, 2009
O grande vencedor da noite...
O grande derrotado da noite...
Ferreira Leite
Primeiras impressões
Sondagem à boca das urnas (projecção Tijolo com Tijolo)
PSD: 31 a 33%.
BE: 8,5 a 11%.
CDS: 6,5 a 8%.
CDU: 6,5 a 8%.
setembro 26, 2009
Reflexões da campanha
setembro 25, 2009
Joaquim Aguiar

setembro 24, 2009
Expectativas
Fabian

setembro 23, 2009
Futebol
Declaração de voto
A minha primeira decisão foi votar em branco. Por uma simples razão: o sistema eleitoral, pedra essencial do sistema político, é um sistema perverso que contribui em muito para a fraca qualidade democrática e cívica do nosso país. Ao votar nas legislativas estamos a votar em deputados que são eleitos por círculos plurinominais. Esses círculos correspondem aos distritos e às ilhas (mais os circulos "estrangeiros"). Mas um eleitor em Évora ou em Bragança que vote no seu deputado não se está a fazer representar na instituição política mais importante do nosso sistema. Esse eleitor está apenas a conceder um voto partidário numa pessoa qualquer que nunca defenderá a região pela qual foi eleita mas apenas pensará como o seu partido mandar. Ou seja, os deputados eleitos para o Parlamento são, todos eles, instrumentalizados pelo seu partido. E não é que estejam a desvirtuar as regras. A nossa lei eleitoral não diz que um deputado representa a região. Mas num país em que as assimetrias regionais são imensas, o nosso sistema de eleição da Assembleia da República assentua ainda mais o degradar da qualidade de vida das pessoas que vivem em regiões eternamente ignoradas em detrimento das lutas políticas de baixo nível - basta ver esta campanha para perceber isso.
Um eleitor deveria ter a possibilidade dupla de votar num partido e numa pessoa simultaneamente. Ou seja defendo um sistema misto ou mesmo um sistema em que o voto plurinominal (o actual) possa conter uma funcionalidade que permita que o eleitor vote num candidato directamente - o voto preferencial. Nenhum partido defende esta mudança. Muitos querem reduzir o número de deputados, medida da qual eu não concordo. Partidos como o BE ou CDU defendem a manutenção do actual sistema. Porque é o que lhes convém mais. Se bem que a minha aposta no sistema misto em nada alteraria o peso dos partidos pequenos - basta olhar para a Alemanha onde raramente há maiorias absolutas e há um peso importante dos partidos pequenos, para além de uma alta taxa de participação e o chamado voto táctico é altamente utilizado porque é possível votar em dois partidos na mesma eleição, aumentando o interesse e a participação cívica.
setembro 21, 2009
Lima
Vai ficar mudo quanto tempo, sr.Silva?
Acho, suspeito, desconfio
Os idiotas
Ibéria

setembro 20, 2009
Finalmente, Alejandro!

setembro 19, 2009
Deixa lá ver se entendi...
setembro 16, 2009
Ele e ela
Ele: José Sócrates. Ela: a maioria absoluta. Esta bem pode ser a banda sonora dos últimos quatros anos. O problema é se no dia 27 de Setembro ele "chorará por ela se ela não vier". Porque "ele sem ela não é ninguém".
Pequenos partidos (2)

setembro 15, 2009
Pequenos partidos
Federer (3)
setembro 14, 2009
Federer (2)
Pronto, foi isto que ontem me fez arrepiar. E ainda a rever sinto qualquer coisa. Minha nossa...Já disse que amo o federer, não já?
Djokovic

Federer
setembro 13, 2009
Foot-Ball Clube do Porto

Dragon Seat - o lugar anual para os sócios do FCPorto.
Dragon Force - a nova escola de formação do FCPorto.
Dragon Store - a velhinha Loja Azul.
Dragon Tour - o programa de viagens para os jogos fora do FCPorto.
Tudo isto é exagerado e ridículo. Mas ontem, à entrada do Dragão, resolvi aceitar um "brinde" que estavam a oferecer. E o que era? Um "FAN BOOK".
Bem sei que as origens do FCPorto são inglesas e que estamos num mundo altamente globalizado. Mas é aqui, em casos assim, que aos poucos a sociedade portuguesa vai esquecendo e destruindo a língua portuguesa. Aliás, não faltará muito para que voltemos a ver escrito algo assim:
"Desejando solemnisar a definitiva instalação do Foot-Ball Clube do Porto, resolvemos organizar um match quarta feira próxima 2 de Novembro, no qual tomasse parte um eleven do Team do Club a que V. Ex.a tão dignamente preside"
(excerto da carta do fundador do FCPorto, António Nicolau de Almeida, dirigida ao Foot-Ball Club Lisbonense a 25 de Outubro de 1893, retirado da caderneta de cromos oficial do centenário do FCPorto)
setembro 12, 2009
Os debates - Ferreira Leite vs Sócrates
Os debates - Portas vs Louçã
setembro 10, 2009
Os debates - Ferreira Leite vs Portas
Comentadores
Os debates - Ferreira Leite vs Jerónimo
setembro 09, 2009
Os debates - Louçã vs Sócrates
setembro 08, 2009
Piadola muito fácil
4 anos de governo - Educação

Os debates - Portas vs Jerónimo
Caroline

setembro 07, 2009
Temas
setembro 06, 2009
Os debates - Louçã vs Ferreira Leite
E por falar em defesas...
Esta defesa do Baía serve, no meu caso, para duas coisas. Primeiro, foi esta defesa impressionante que me fez querer ir quase sempre para a baliza nos jogos na escola. Segundo, serve para contestar alguém que não considere o Baía o melhor guarda-redes (pelo menos português, vá) de sempre.
Buffon
Se alguma vez me disserem que o Buffon não é o (actual, vá) melhor guarda-redes do mundo, espero que esta defesa sirva para contestar essa afirmação.
Os debates - Sócrates vs Jerónimo
setembro 03, 2009
Moura Guedes
Os debates - Louçã vs Jerónimo
setembro 02, 2009
Liedson
