abril 04, 2011

Sondagens

Algumas sondagens que têm saído a público mostram uma clara tendência: o PSD será o vencedor das próximas eleições. Isto parece ser um dado adquirido por quase toda a população portuguesa, faltando apenas saber por quanto é que o partido de Passos Coelho ganhará. Mas numa rápida visita ao excelente blogue sobre sondagens e opinião pública Margens de Erro, do politólogo Pedro Magalhães, e procurando no arquivo do mesmo, podemos olhar para as sondagens que foram realizadas a dois meses das eleições legislativas de 2009.

Em Julho, todas as sondagens - cinco, no total - davam a vitória ao PS. Porém, com a excepção de uma da Intercampus - com resultados muito estranhos talvez por não incluírem votos brancos, nulos e não respostas. Portanto, esta sondagem é, a meu ver, um outlier. As restantes quatro revelavam, de facto, duas tendências: a vitória de Sócrates mas com uma margem nunca superior a 2% (30,5% vs 30,3%; 35,1% vs 33%; 33% vs 31%; 35,5% vs 34,2%). Isto, volto a dizer, a dois aproximadamente dois meses das eleições.

Quando voltamos a estar a sessenta dias de outro acto eleitoral, esta pequena perspectiva histórica não pode ser desprezada. Porque Sócrates em campanha é muito forte e em 2009 foi nas três últimas semanas que descolou nas sondagens para chegar ao dia das eleições com mais de 7% que o PSD (36,5% VS 29,1%). À custa de uma campanha sólida e bem organizada, face a uma péssima estratégia do PSD, Sócrates e o PS capitalizaram muitos votos em campanha quando dois meses antes havia a dúvida de quem seria o vencedor. Como será desta vez, o tempo e a campanha o dirão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções