abril 24, 2009

À esquerda

Através deste blogue, cheguei ao conhecimento do EUProfiler, um observatório interessante que nos propõe um teste algo completo. Para que serve? Saber com que partido(s) nos identificamos mais, quer a nível de assuntos europeus quer a nível de assuntos nacionais.
Feito o teste, analisados os resultados, o partido português com que eu mais me identifico no geral é o...Partido Humanista. Confesso, fiquei abananado. Partido humanista?!??! Mas por que raio? Fui analisar concretamente os resultados e penso que consegui compreender um pouco os resultados. Das 30 perguntas feitas, quer a mim, quer aos partidos, o partido Humanista respondeu a 12 "sem opinião", ou seja, desvirtuou por completo o resultado. E o PH não tem opinião em matérias importantíssimas. Logo, a probabilidade de estar mais perto do PH é maior já que, às que eles responderam, eu tenho posição idêntica. Noutras, em que eu "concordo completamente" ou "discordo completamente", eles não têm opinião. Ou seja, está explicado o valor de 85,4% de proximidade ao PH.
Descontando este partido, os outros resultados não me surpreenderam. 71,8% de proximidade com o Bloco (que responde "sem opinião a apenas 2 perguntas), 67,1% com o PS, 61,2% com a CDU. Apenas 35,7% com o PSD e 32,1% com o CDS. Quanto a outros partidos - o observatório contempla todos os partidos portugueses - de referir que até nem estou longe do MEP, 52,5% (a Laurinda Alves é outra coisa!), e que nao me identifico nada com o MMS, 25,7%. De notar uns esclarecedores 0,0% de proximidade ao...PNR.
Neste observatório também há dados de outros países, por isso é fácil saber com que partidos europeus também somos mais próximos.
Na Alemanha, os Verdes, o Die Linke (dissidentes do SPD) e o SPD são os partidos de quem eu estou mais próximo, 74,5%, 65,6& e 61,2%, respectivamente. Fiquei um pouco surpreso com o facto de apenas ter um nível de proximidade com a CDU de 12,9%. Principalmente se tivermos em conta que são o equivalente ao PSD português. Em França, novamente os Verdes são o partido do qual estou mais próximo com 75% de proximidade. Face ao grande número de partidos de esquerda em França não vou estar a referir-me a todos. Mas tenho um nível de identificação superior a 59% com seis partidos, incluindo o PSF, o PCF e o partido radical de esquerda. Sarkozy e a sua UMP só me são próximas em 14%. Nada que eu não tivesse à espera. Em Itália o partido comunista e a Esquerda e Liberdade são os mais próximos das minhas posições, e Berlusconi está longe, bem longe (20%)!!!
Em Espanha- tinha muita curiosidade nesta análise - o partido do qual eu estou mais próximo é a Esquerda Republicana da Catalunha. Apesar de o PSOE não estar muito longe (73% contra 70%). Pelo meio aparece a Izquierda Unida. No Reino Unido estou mais próximo do Green Party. Curioso é ver que me identifico mais com os conservadores do que com os trabalhistas (52& contra 45%). Fiquei um pouco intrigado. A resposta é simples: políticas de segurança e combate ao terrorismo, o Labour mais parece um partido de extrema-direita; apoio à agricultura (velha rivalidade entre RU e França) para o Labour não devia existir; só aqui neste dois tópicos lá se vai a proximidade elevada noutras matérias.
Quanto a outros países, a tónica é a mesma. Entre partidos ecologistas (não como o português, esse fantasma político que é o PEV) e socialistas, a diferença não é muita.
Em resumo, um gajo de esquerda, pá!

2 comentários:

  1. Pois é, caro P. Fragoso,

    Parece-me que não é o único gajo de esquerda cá do sítio! Tem concorrência! Os nossos resultados foram muito idênticos. Afastei-me foi mais do BE, por razões de europeísmo essencialmente. Reparei ainda nalguma diferença no Reino Unido, não percebi porquê. Também me espanhtei com o resultado do PH. Nunca pensei, mas cheguei às mesmas conclusões!

    Óptimo site! Muito obrigado! Grande utilidade pública!

    Com um abraço de esquerda,

    A. Matos ;)

    ResponderEliminar
  2. Não esperava outra coisa de ti pá!

    Um abraço camarada!

    ResponderEliminar

Construções