outubro 02, 2009

Autárquicas 2009


A mim interessam-me apenas três eleições para câmara municipais. Vila Nova de Gaia, onde voto e passo férias, fins-de-semana e onde já durante muitos anos. Porto, a minha cidade preferida e fundamental para a minha região, o Norte. Lisboa, onde vivo quase diariamente. As outras eleições são-me praticamente indiferentes, a não ser que tenham consequências nacionais.

Vamos por partes. Em Gaia, Luis Filipe Menezes vai ganhar. Resta saber por quanto. Nos últimos 12 anos Gaia mudou. Claramente. Mas mudou pouco para o que podia ter mudado. Menezes, que no último mandato não foi presidente de Câmara mas sim dirigente partidário, tem aquilo que as pessoas gostam de dizer: "obra feita". A vida no litoral de Gaia melhorou imenso. A vida no interior de Gaia continua igual há 12 atrás. Um território desorganizado, feio, sem qualidade de vida. Em 12 anos, Menezes não conseguiu fazer o que é fundamental em Gaia, um município gigante: Gaia continua a ter uma rede de transportes públicos terrível, ineficiente e pouco acessível às populações do interior.

Sejamos claros: Menezes foi super inteligente. Aproveitou mundos e fundos que caíram em Gaia, e noutros concelhos, para melhorar a cara da cidade. O cais de Gaia e toda a costa estão mais bonitas. Para as pessoas do Porto, que sempre tiveram grande estigma com Gaia, agora têm bastante inveja da zona ribeirinha e do litoral gaienses, com bandeiras azuis, pistas para bicicletas, bares altamente populares, enfim, uma zona de fazer inveja à Foz do Porto, anteriormente muito requisitada para lazer pelas pessoas de Gaia, que não tinham alternativa. E esta lavagem da cara de Gaia é o grande mérito do presidente da Câmara. O resto continua a ser uma pobreza extrema. Muito pouco para 12 anos e tanto dinheiro depois.

Quanto à oposição em Gaia, o PS escolheu uma figura do aparelho, pouco carismática, apenas para cumprir calendário e ser eleito vereador. Joaquim Couto, que tem experiência autárquica depois de mais de 15 anos em Santo Tirso nas décadas de 80 e 90, vem para Gaia sem grandes objectivos. Pode ser que um bom mandato como vereador o leve a ter hipóteses de ganhar daqui a quatro anos. Ilda Figueiredo e João Semedo quererão capitalizar o máximo número de votos para, pelo menos, tirar a maioria a Menezes.


Passando para o Porto, já aqui no blogue escrevi várias vezes sobre esta eleição. Todos sabem o quanto eu detesto Rui Rio. As suas grandes obras são ter afrontado o FCPorto, os aviões da Red Bull e os carros na Boavista. Também quis renovar o Bolhão mas perdeu essa batalha, e bem. Fala muito nas contas em ordem e a câmara continua endividada. O Porto, desde Rio, deixou de ser uma voz activa na região. A nível cultural é melhor nem falar, tantos são os defeitos desta getsão municipal neste domínio. Conclusão: o Porto piorou, e muito, nestes últimos 8 anos. Ponto final.

O problema chama-se Elisa Ferreira. A socialista, se tivesse sido candidata em 2001 em vez de Fernando Gomes, tinha dado uma tareia a Rui Rio. O Porto seria melhor. Elisa vem, agora, muito tarde. E cheia de defeitos. A polémica da dupla candidatura abalou fortemente a sua campanha e a concelhia do PS, um cancro político da cidade, também não a tem ajudado em nada. Tem propostas, tem uma visão. Mas surge tarde e isso o Porto não perdoa. Tal como não perdoou Fernando Gomes. Peca também por não se ter coligado à esquerda. CDU e BE terão alguma culpa nisso, claro. Uma última coisa, que já aqui disse: não vejo nenhum problema na dupla candidatura de Elisa Ferreira, até acho que ela deveria ter dito que acumularia funções. O problema é ela dizer que ou fica a presidente da câmara ou se mantém a tempo inteiro em Bruxelas. Desvalorizar o cargo de vereadora é um erro político.

Por fim, Lisboa. A ciadade, das três, que menos me interessa. Um simples comentário: se fosse eleitor em Lisboa votaria em António Costa. Mas como não sou, a vitória de Santana nem me incomodaria muito. Enquanto ele anda entretido em Lisboa, vai-se esquecendo do país. Portugal agradece. E Lisboa não ficaria assim tão mal entregue, como muitos fazem questão de dizer. Aliás, a campanha de António Costa já anda a enjoar de tanto ataque quase pessoal a Santana.

2 comentários:

  1. Em Gaia a escolha do PS desiludiu-me um pouco. Esperava um candidato mais forte para fazer verdadeiramente frente a Menezes. Com Joaquim Couto a representatividade do PS poderá subir mas nunca ganhar. E Gaia precisava urgentemente de outro Presidente. Não aprecio Ilda Figueiredo e acho que João Semedo, podendo ser um bom político, não tem perfil para ser lançado a cães como Marco António e Menezes, é demasiado civilizado para lidar com gente daquela laia.
    Quanto ao trabalho de Menezes ao longo de todos estes anos, deixo aqui alguns pontos:
    1. Depois dos desastrosos mandatos do PS antes de Menezes chegar à Câmara era difícil não fazer melhor e, por conseguinte, ser visto pelo povo como o "salvador de Gaia". Era difícil não fazer obra.
    2. Obra feita? Muito "lindo" nas praias mas Gaia é muito maior que isso. E mesmo as zonas litorais podem estar muito bonitas mas faltam-lhe coisas essenciais como saneamento, transportes de qualidades, apoios sociais a quem precisa, etc. Além disso, recordo que o projecto do Cais de Gaia é socialista, apenas foi concluído no tempo de Menezes.
    3. A (pouca) obra feita teve que custos? Gaia tornou-se na 2ª Câmara mais endividada do país para fazer passeios na praia?
    4. No seguimento do que tenho vindo a dizer, Gaia é uma fachada. Uma cidade muito "linda" por fora mas podre por dentro. Só com boas aparências. Faz lembrar aqueles indivíduos que têm que sair de casa no Mercedes ou BMW mas são capazes de ter a família a passar fome.

    Não tenho memória de ver um candidato que eu considerasse tão mau como Elisa Ferreira. Esta impressão ficou-me sobretudo após o debate na SIC Notícias esta semana. A prestação e o comportamento da candidata do PS foram absolutamente vergonhosos. Era a última candidata em quem votaria para o Porto. Acho que o PS vai levar uma tareia história, tudo devido a um gigantesco erro de casting.
    É pena porque o trabalho de Rui Rio deixa imenso a desejar. Tem claramente os piores defeitos da direita. O Porto pouco ou nada avançou em 8 anos. Entra-se na cidade pela ponte do Infante e parece Berlim algures em 1949. Parece mesmo um cenário de guerra, as casas a cair ou mesmo já caídas, tudo deserto, uma vergonha.
    Também lamento que a esquerda do Porto não se una, até porque tem dois excelentes candidatos. Rui Sá tem feito um trabalho notável ao longo de todos estes anos e João Teixeira Lopes também me inspira muita confiança.

    Quanto a Lisboa, só acho incrível que depois de tudo o que fez se continue a dar ainda algum crédito a Santana Lopes.

    ResponderEliminar
  2. Fred, a tua visão de Gaia é a mesma que a que expressei no texto, só me resta dizer que concordo a 100%. Sobre o João Semedo, acho-o, de facto, mais parlamentar do que autárquico. Ilda, por muitos defeitos que tenha, tem uma virtude: conhece muito bem Gaia. E a força autárquica da CDU não se pode desprezar. Joaquim Couto é apenas para cumprir calendário. Não acho que nenhum candidato do PS conseguiria retirar Menezes da Câmara.

    Quanto ao Porto: Elisa tem feito uma péssima campanha, péssimo discurso, tudo muito mau. Uma decepção para quem a considera uma pessoa inteligente, como eu a tenho em conta. Acho que ela, ao perder o apoio do PS-Porto, ao ver as polémicas das candidaturas e as sondagens ultra desfavoráveis, perdeu a cabeça. Lembrar que ela sempre foi a eterna candidata e o adiamento só foi pior para a sua imagem.

    Fred, em Lisboa eles gostam do Santana. O que é que se pode fazer?!

    ResponderEliminar

Construções