outubro 16, 2009

Líderes parlamentares

Três partidos já elegeram os seus líderes parlamentares. O PS, o PSD e o Bloco - o PCP deve nomear Bernardino Soares.
Comecemos pelo líder da bancada do PS. Francisco Assis é um deputado com muita experiência e já ocupou este cargo durante os governos de Guterres. Não foi à toa que Sócrates foi escolher um deputado que liderou a bancada no tempo do "diálogo", agora que o PS volta a liderar um governo sozinho e sem maioria absoluta. Mas será a experiência de Assis suficiente para lidar com um Parlamento desejoso de ver Sócrates e o PS cairem? Duvido. E esta nomeação pode indicar que o governo será bastante político.
O futuro líder parlamentar do PSD não é novidade nenhuma. Aguiar Branco há muito que é apontado como líder da bancada social-democrata. Não o foi quando Ferreira Leite entrou é-o agora. Olhando para a actual bancada do PSD não era difícil prever esta eleição. Será, novamente, um mau grupo parlamentar com um líder demasiado mau para combater o governo e, principalmente, Sócrates nos debates quinzenais. Isto partindo do pressuposto que Ferreira Leite abandona nas próximas semanas o cargo de líder do PSD. Aguiar Branco é uma nulidade política. Um espelho do PSD.
Já a aposta do Bloco é arriscada. José Manuel Pureza é um estreante no Parlamento mas uma estrela do partido já há muitos anos. Um grande trunfo do partido para esta legislatura e, quem sabe, esta é a preparação para substituir Louçã daqui a uns anos. Veremos até que ponto a falta de experiência parlamentar afectará Pureza. Duvido muito. Mas é um grande desafio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções