outubro 06, 2009

Autárquicas - vitórias e derrotas

Toda a gente sabe que ganhar autárquicas significa ter mais câmaras. Mas, nestas autárquicas, os partidos têm batalhas mais singulares que serão decisivas para poderem dizer que tiveram um bom resultado, independentemente do número de municípios. Vejamos.
Para o PS, que dificilmente conseguirá ter mais câmaras, perder Lisboa seria uma imensa derrota. Mesmo que ganhe o Porto e/ou Coimbra, se perder na capital é uma péssima notícia para as hostes socialistas. Ganhando também, para além de Lisboa, na cidade invicta e/ou em Coimbra já seria um grande resultado. Manter Faro, Braga, Matosinhos e Évora, ganhar Sintra ou Setúbal, seriam tudo feitos importantes, igualmente.
Para o PSD conseguir Lisboa é o grande objectivo para cantar vitória em grande. A manutenção de cidades como Porto, Coimbra ou Sintra parecem asseguradas. Por isso o PSD não terá muito onde ganhar mas sim a consolidar. A luta pelas capitais de distrito com o PS será também muito importante porque são todas elas cidades importantes, tal como o número de presidências de câmara nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
Para o CDS será difícil dizer se ganha ou não já que concorre em muitas coligaçõe com o PSD. Por isso, o objectivo será manter os municípios que detém e tentar ganhar mais um ou dois no máximo.
Já a CDU tentará reforçar a sua força no Sul do país. Manter municípios importantes como Setúbal e recuperar outros emblemáticos como Évora são algumas metas a que a CDU pode ambicionar. No fundo, reforçar a força da CDU que a nível de presidências, entre duas a cinco, as também a nível de vereações em concelhos muito importantes como Lisboa, Porto ou Gaia.
Por fim, o Bloco tem todas as condições para reforçar também a sua participação no movimento autárquico. Um partido como o BE tem que aproveitar a onda das legislativas para obter um bom número de vereações. Ganhar alguma eleição será muito difícil porque o seu eleitorado encontra-se, em grande número, nos meios urbanos, normalmente dominados por PS e PSD. Manter Salvaterra de Magos é também uma prioridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções