outubro 12, 2009

Autárquicas - rescaldo

É sempre difícil dizer quem ganha eleições autárquicas. Que houve 308 vencedores, disso ninguém tem dúvida. Mas é possível fazer uma pequena referência às consequências a nível nacional que estes sufrágios produzem nos diversos partidos.
Para mim, quem tem mais câmaras ganha. E por isso o PSD venceu. Mas não foi uma grande vitória, muito longe disso. Foi apenas um vitória técnica já que este partido, que concorreu em várias câmara coligado com o CDS-PP, perdeu vários mandatos e presidências de concelhos importantes. A derrota em Leiria foi a mais surpreendente. A vitória em Faro a mais saborosa. Ou seja, a vitória técnica não dá para festejar.
Quanto ao PS, que partia com expectativas baixas, conseguiu um bom resultado e pode contentar-se com o facto de ter ganho maior número de mandatos e maior número de votos - o que não é suficiente para dizer que ganhou mas é moralmente importante. Ganhar Leiria ou Beja foram factos muito importantes para que as hostes socialistas estivessem, ontem, de bom humor.
A CDU, terceira força política, teve uma eleição medíocre. Apesar de alguns bons resultados - Alpiarça e reforço em Setúbal p.e. -, perder Beja, mesmo com mais votos, perder a Marinha Grande, perder Sines ou mesmo não conseguir Évora, fazem com que a CDU não possa estar minimamente satisfeita.
O CDS, que foi muleta do PSD em muito lado, aproveitou as coligações para aumentar o número de vereadores e deputados municipais. Mas isso não pode desmascarar que este partido continua com grandes dificuldades locais. O PSD vai agradecendo esta muleta. E o CDS também, obviamente. Destaque para a manutenção de Ponte de Lima, apesar da saída de Campelo.
Por fim, o Bloco. Mantém Salvaterra mas não consegue vereadores nem em Lisboa nem no Porto. Não consegue tornar-se mais forte a nível local e, por isso, as eleições de ontem foram um desastre para o BE.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções