outubro 15, 2009

TMN vs Vodafone

A publicidade tem a sua importância e a sua graça. As empresas de telecomunicações são, em Portugal, as que têm, geralmente, as melhores campanhas. A TMN, muito recentemente, investiu numa campanha para lembrar ao público que já têm sete milhões de clientes. Para isso, usou figuras bem conhecidas dos portugueses - depois de no Verão ter usado dois actores brasileiros - e criou um coisa diferente: pegou em vários pares e, informaticamente, fez uma fusão entre eles. Sá Pinto, Rui Costa, RAP, Zé Diogo Quintela, Lúcia Moniz, Rui Reininho, entre outros, foram os trunfos da TMN para esta campanha. Dificilmente uma pessoa fica indiferente a esta campanha.
A Vodafone respondeu quase de imediato. Duas semanas depois, espalhou nos outdoors um cartaz muito simples. Todo vermelho, só com uma inscrição: "power to you". E, a avaliar pela cidade de Lisboa, apostaram muito forte pois há avenidas que têm, no mínimo, cerca vinte destes cartazes. A campanha televisiva da Vodafone também utiliza uma figura pública, a actriz Eva Mendes. Mas a publicidade de rua é completamente diferente e muito mais forte do ponto de vista visual.
Não percebo nada de publicidade mas acho engraçada esta "guerra". E também consigo perceber porque é que a TMN tem mais clientes. Apesar da publicidade de rua da Vodafone ser extremamente feliz, ela tem um defeito muito grande: a inscrição em inglês. "Até já" e a cara do Sá Costa ficam muito mais na cabeça do que "power to you".

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