março 11, 2011

A manif - razões para ir para a rua gritar


A manifestação que se realiza amanhã por todo o país que se intitula "Geração à Rasca" é um marco cívico na vida deste país. Desde o início dos anos 90, em pleno cavaquismo, que os jovens não se uniam massivamente por alguma coisa. Durante estes anos, inundados em promessas e numa globalização que fomenta um estilo de vida cada vez mais individualizado, os jovens - e o resto da população, já agora - alhearam-se da vida política e cívica. Porém, no meio desta crise económica e social em que vivemos há algo que faz mover os jovens. Sim, há a precariedade. Sim, há os estágios não remunerados. Sim, há o desemprego dos recém-licenciados. Mas há, sobretudo, uma insatisfação geral com o rumo que isto está a levar.
Não há aqui nenhuma antipatia para com os mais velhos. Não há inveja das gerações anteriores, por muito que elas possam ter vivido melhor do que a actual viverá. Não há um sentimento anti-partidário e anti-sistema em que se culpa exclusivamente os políticos e os donos do dinheiro pela precariedade dos jovens. Já não há quem queira um emprego para a vida. O que está em causa com esta manifestação é bem diferente.
O protesto das dezenas de milhares de jovens que se esperam que saiam à rua amanhã é apenas um grito, um aviso de como quem diz: "estamos aqui, queremos ajudar a mudar, mas têm que contar connosco e olhar para nós como parte activa do processo político e social". Em suma, esta manifestação pretende sinalizar o desencanto dos jovens com a evolução das coisas, seja das políticas que lhes apenas dizem respeito como também das outras, da austeridade, da política pouca aberta à sociedade ou subserviência para com as leis dos mercados e para com chanceleres de outros países. Mas também pretende dar um sinal claríssimo de que os jovens não estão adormecidos, sentados no sofá ou em frente ao computador à espera que tratem do futuro deles.
É assim que eu vejo a manifestação e é por isso que estarei amanhã na rua.

ps: a manif da geração à rasca tem sido abusivamente aproveitada para ser confundida com outras coisas, desde a manifestações de grupos anti-partidos até a grupos de extrema-direita. Muito dos nossos "distintos" comentadores atiraram-se aos participantes na manif de amanhã. Já nos apelidaram de tudo. Estão com medo, é a única coisa que posso concluir. Isso e ignorância, já que se tirassem cinco minutos do seu tempo e fossem ler o manifesto do protesto da Geração à Rasca perceberiam perfeitamente o que está em causa. Mas isso é pedir de mais a quem gosta de debitar banalidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções