outubro 12, 2009

Francisco Louçã


Um dos maiores derrotados da noite. Falhou em toda a linha a sua estratégia autárquica. E tudo começou há um ano e meio com Sá Fernandes. Não eleger vereadore em Lisboa ou no Porto é um desastre. Será esta a melhor altura para Louçã, finalmente, sair? Num partido normal assim o seria. Mas o Bloco é diferente. Veremos quanto tempo aguenta essa "diferença" sem começar a perder votos. A próxima legislatura é um teste muito sério a Louçã. E ao Bloco.

4 comentários:

  1. Sair? LOL

    Em 15 dias passa de bestial a besta?!

    Se Louçã sai não só o BE fica a perder de uma forma inimaginável como a própria democracia portuguesa ficará. Acho completamente precipitado pensar-se sequer nisso!

    ResponderEliminar
  2. Fred, o facto de eu achar que ele deve sair não tem a ver com as eleições autárquicas. Tem a ver com o que tu dizes: o BE ficar a perder de uma forma inimaginável. Achas normal um partido depender tanto de um líder como o BE? Esta dependência de Louçã ainda vai dar muitos problemas ao Bloco. Ah, e eu pensava que ele iria dar o lugar de líder ( ou lá o que é aquilo) logo a seguir às legislativas, no sentido de refrescar o partido para uma legislatura muito difícil. Não é por ter perdido no domingo que ele tem que sair. Mas alguma vez terá que ser.

    ResponderEliminar
  3. Eu só posso discordar a 110%. Não posso querer que uma pessoa saia do seu lugar simplesmente porque está a fazer um excelente trabalho. Para mim uma pessoa deve sair quando deixar de interessar ao partido, enquanto for bom para o partido que ela esteja lá essa ideia nem faz sentido.

    Está tão dependente dele como o PS do Sócrates. Não acho que faça sentido ele ir-se embora só porque se tem sobressaído pelo bom trabalho que tem feito. Aliás, sabes que grande parte dos portugueses vota na pessoa e não no cargo, o que diria o BE aos portugueses se o seu líder se retirasse após a votação das legislativas? Decerto muitos dos que votaram neles sentir-se-iam algo traídos porque depositaram a sua confiança também no líder do partido que, quer se goste ou não, foi uma parte decisiva da sua acção política nos últimos anos.

    Claro que terá que sair. Poderá até ser um problema substitui-lo (não acho que seja assim tão grave) mas acho que isso se deve tratar a seu tempo, não antecipadamente. Senão só se estará a prejudicar o partido. Mas é a minha opinião...

    ResponderEliminar
  4. Fred,

    eu sei que o Louçã não vai sair agora. Eu sei que ninguém do Bloco quer que o Louçã saia. Eu sei que ele é o único que consegue (ainda) conjugar os vários interesses existentes dentro do BE. Eu sei isso tudo. E concordo a 110% contigo. Mas o meu post é mais no sentido de "espicaçar" o BE. Porque a próxima legislatura vai ser muito dura para o BE e porque o partido tem um claro problema a nível de liderança.

    ResponderEliminar

Construções