outubro 22, 2009

Mundial 2018

Sendo certo que a construção de vários estádios para o Euro 2004 foi um erro estrutural do país, investindo em infra-estruturas desnecessárias face à situação económica nacional, não se percebe como é que agora se pode estar contra a candidatura ao Mundial de 2018. Se na altura o Euro 2004 trouxe vários benefícios a Portugal, organizar um Mundial, ainda que conjuntamente com Espanha, traria ainda mais benefícios. Por isso é incompreensível que pessoas que foram contra a construção dos estádios e que argumentam que muitos deles não servem para nada - argumento mais que válido, sem dúvida - estejam agora contra a candidatura de Portugal ao Mundial, oportunidade perfeita para dar utilidade aos estádios e para ter um importante retorno financeiro - ou alguém acredita que um Mundial co-organizado por nós e pela Espanha, tendo nós já as infra-estruturas necessárias, traria um prejuízo financeiro?!?! O mal está feito, agora é tentar compensar ao máximo os erros cometidos.

7 comentários:

  1. Pedro o problema é que para já ficou decidido que os unicos estadios portugueses que irão entrar no Mundial, caso a candidatura iberica vença, são os da Luz, alvalade e dragão. Portanto a utilidade dos restantes estádios é... zero!!!

    ResponderEliminar
  2. Diogo, tu que até percebes de futebol deves saber que a organização de um Mundial não implica apenas usar os estádios da prova. As equipas que vieram para cá jogar precisarão de estádios e infra-estruturas para treinarem e fazerem amigáveis. como sabes, se o Mundial for cá, as equipas que não são da Europa, principalmente, virão para Portugal mais de um mÊs antes. Por isso, os outros estádios serão muito importantes no apoio à organização. E, como são estádios bons, modernos e com óptimas condições, serão aproveitados pelas selecções, não tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
  3. É verdade Pedro, mas parece-me que a balança está decisivamente inclinada a favor da Espanha neste caso. É urgente definir em que termos Portugal colaborará com Espanha na organização de forma a evitar a todo o custo que nos tornemos nuns meros lacaios do país principal...

    ResponderEliminar
  4. Pedro não digo o contrario e concordo contigo, expressei-me mal em relação à utilidade dos estadios. No entanto aquilo que realmente queria pôr em causa foi o que o Fred referiu... caso o Mundial seja em portugal e Espanha, porque razão é que a maioria dos jogos (pelo menos para já, espero que isso mude) serão em Espanha quando Portugal tem vários estadios com excelentes condições? Não és tu que me tens de responder a isso como é obvio... Mas pelo menos o estadio do Algarve podia muito bem ser uma das possibilidades!

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me de dizer uma coisa... (epah é que eu fico frustrado com isto lol)como disse o Fred com toda a razão, a balança está a pender para o lado Espanhol claramente, isto quando todos os estadios em Espanha terão de sofrer obras significativas para receber o Mundial (até o S. Bernabeu penso eu), enquanto que os estadios Portugueses não irão precisar de obras quase nenhumas (mesmo tendo em conta a evolução das coisas ate 2018). É que vão ser precisos pelo menos 12 estadios para a prova! Nós só ficamos com três?? "De Espanha nem bons ventos nem bons casamentos"! Isto sim é uma verdade LOL.

    Ps: espero não estar a fazer juizos precipitados até porque ainda não está nada definido, vai ser esperar para ver...

    ResponderEliminar
  6. Fred,

    concordo contigo, claro. Mas será normal que Espanha consiga ter algum "poder" sobre nós. Afinal de contas, eles sem nós conseguem organizar um Mundial. Nós sem eles, não. Porém não pode POrtugal deixar-se "manobrar" sem limites por Espanha.

    Diogo,

    a FIFA determina que jogos do Mundial tenham que ser disputados em estádios com capacidade superior a 45000 pessoas, salvo erro. Portanto, só temos três estádios nessas condições: Luz, Alvalade e Dragão. A possível ampliação de um estádio está em discussão. Falou-se em Braga e no Algarve. Se o argumento desportivo pesar, uma possível ampliação seria feita em Braga. Se for o argumento turístico/económico, o Algarve seria uma melhor solução.

    Se é certo que Espanha irá precisar de fazer algumas alteraçõe aos estádios, eles pelo menos têm vários acima de 45000: Nou Camp, o novo do Espanyol, Santiago Barnabéu, o novo Vicente Calderón,o Mestalla, o sanchez-pizjuan, o ruiz de lopera são estádios com capacidade superior ao recomendado. Penso que não haja mais nenhum actual que exceda este números.

    ResponderEliminar
  7. Pois Pedro eu falei sem me informar primeiro, penso que não são 45.000 mas sim 40.000 (soube isso hoje por acaso) de qualquer maneira continuo a achar uma injustiça tremenda haverem tantos jogos em Espanha e tão poucos em Portugal

    ResponderEliminar

Construções