dezembro 21, 2010

Cavaco e PIDE

Nas últimas semanas surgiram notícias e documentos que provam uma ligação de Cavaco à PIDE e ao regime do Estado Novo. Não vamos ser ingénuos: até concedo que Cavaco poderia não gostar em absoluto do regime salazarista mas que Cavaco pouco fez para alterar a situação na altura, disso ninguém pode ter dúvidas. E não vem mal ao mundo uma pessoa não ter lutado como muitos contra o Estado Novo e a sua ditadura. O problema é que o documento revelado mostra-nos mais do que uma simples resignação. Mostra-nos um bufo, uma pessoa execrável. O documento em causa, um formulário pessoal personalizado, pode ser visto aqui.
E para piorar, Cavaco disse não se recordar de ter preenchido ficha na PIDE. Das duas, uma: ou está a mentir ou então está senil. Como diz Joana Lopes, ninguém se esquece de uma coisa destas, e documenta com o seu caso pessoal que a possível desculpa de Cavaco para ter preenchido aquela ficha é falsa: o presidente afirmou que provavelmente teria sido por culpa de ser assistente universitário.
O Cavaco bufo e nojento pode ser lido na última parte do documento, nas "observações", declarando que o sogro vivia um segundo casamento com uma senhora, fornecendo o seu nome completo. O que queria Cavaco com aquilo?
Sobre o tema, ler também textos de Miguel Cardina e Óscar Mascarenhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções