dezembro 25, 2010

Debates Presidenciais 2011 - Cavaco vs Defensor Moura


Frente-a-frente estiveram o candidato super favorito à vitória nas presidenciais contra um quase desconhecido nacional que se candidatou para, segundo ele, captar alguns votos que os socialistas não querem dar a Alegre, tentando com isso evitar a vitória à primeira volta de Cavaco Silva. Foi, por isso, um debate em que o Defensor de Moura não tinha nada a perder. E a sua estratégia foi bem clara: atacar o máximo possível Cavaco Silva politicamente, tocando em assuntos mais delicados que outros candidatos não terão oportunidade para fazer porque têm mais a perder do que o ex-autarca de Viana do Castelo.
Defensor de Moura invocou o caso BPN, o caso Lusoponte, um alegado desfavorecimento à Câmara de Viana do Castelo. Tudo isto provocou a ira de Cavaco que chegou mesmo a dizer que não respeitava o adversário - "Delors, um socialista respeitado ao contrário de outros", apontando com a mão para Defensor de Moura. Não respondeu às acusações - no caso BPN falou de forma comovente das contas familiares - apenas garantiu que era mentira e chegou a apelidar as palavras do adversário de "larachas e tretas". A frase do debate é aquela em que Cavaco, um homem com um ego enorme e convencido que faz tudo correctamente, diz que "para serem mais honestos do que eu têm que nascer duas vezes".
A forma como Cavaco entende os poderes e a função de um presidente foi bem clara no debate de hoje quando Defensor Moura introduziu a questão da regionalização. O actual presidente confessou que, enquanto chefe de estado, não pode ter uma opinião sobre o assunto porque iria entrar no debate político. Esquece-se é que quando aponta desígnios nacionais uns atrás dos outros está apenas a contribuir para o debate nacional. Então por que é que a regionalização é tabu?
Cavaco terminou evidenciando a sua mente conservadora e pequenina: primeiro dizendo que sempre foi um "presidente acima dos portugueses" (uma espécie de deus da política nacional - e depois dirigiu-se às mulheres que "fazem milagres nas lides da casa". Exemplar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções