dezembro 15, 2010

Debates Presidenciais 2011 - F.Lopes vs F.Nobre


Ontem realizou-se o primeiro debate. Quem estava à espera de um debate morno enganou-se. Foram 3o minutos intensos, de debate puro, um excelente início desta série de debates entre candidatos. Vamos, então, à análise do debate.
Francisco Lopes, na minha opinião, ganhou o debate. Por duas razões. Em primeiro lugar porque conseguiu pôr Nobre contra as cordas na questão do Orçamento e na ligação às anteriores campanhas políticas, contrariando o discurso demasiado anti-política e anti-sistema de Nobre. A segunda razão prende-se com a arrogância de Nobre. É justo que ele tenha que mencionar o seu passado enquanto presidente da AMI e todo o seu trabalho a esse nível. Mas insistir nisso foi um erro, não conseguindo justificar as suas declarações contraditórias ao longo da pré-campanha, chegando a desvalorizar por completo o trabalho dos partidos políticos. O discurso de Nobre tem dois eixos. O primeiro é a sua experiência de campo em cenários difíceis. O segundo, o discurso anti-sistema e a sua posição supostamente isenta perante o cenário político. Pouco mais tem a oferecer. Pelo meio lançou uma ou outra ideia demagógica - reduzir o número de deputados, apresentando casos à toa não sabendo que em matéria de proporcionalidade entre cidadãos e deputados Portugal apresenta um nível bastante razoável, havendo imensos países com mais deputados por cidadão. Nobre teria muito a ganhar com estes debates. A superioridade que evidencia perante os outros poderá sair-lhe muito cara.
Já Francisco Lopes é um candidato bastante frágil mas é um político. E ontem soube atacar o seu adversário nos pontos fracos daquele, sem nunca atacar pessoalmente, ao contrário de Nobre. Sem grande profundidade, o seu discurso para os trabalhadores era o esperado. Falta saber se perante outros adversários mais habituados a estes debates, Lopes conseguirá impor a sua mensagem. A forma como terminou o debate exigindo o seu minuto foi bem reveladora da sua força de vontade e não teve resposta de Nobre quando perguntou a este se era de esquerda ou direita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções