dezembro 02, 2010

Mundial 2018


Portugal sabe hoje se vai organizar juntamente com Espanha. As vozes demagógicas que se têm ouvido por aí contra a organização ou não percebem nada de futebol e de Campeonatos do Mundo - e têm memória curta porque este ano houve um na África do Sul - ou então gostam apenas de dizer que não a tudo, ou mesmo são uns nacionalistas da treta, que só por Espanha ter mais estádios do que nós é uma afronta ao nosso país.
Portugal cometeu um erro estratégico ao decidir-se pela organização do Europeu 2004. Quer a nível económico, quer a nível desportivo. Económico porque Portugal é um país pequeno e não tinha infra-estruturas para organizar um evento como aquele - ter que construir 10 estádios foi uma decisão megalómana. A nível desportivo, porque o défice português nesta área não eram estádios enormes e modernos, até porque o futebol é das modalidades mais desenvolvidas no nosso país. Falta tanta coisa noutras modalidades que o investimento no Euro 2004 foi um erro trágico. O mal está feito
Contudo, a co-organização do Mundial 2018 é uma oportunidade única para potenciar o desenvolvimento feito para o 2004, garantindo que o nosso país será o centro das atenções globais durante um mês. Um Mundial o segundo maior evento desportivo do mundo e um país como o nosso só tem uma possibilidade de o organizar: juntamente com Espanha. Os Jogos Olímpicos, o maior evento, é uma utopia para Portugal, nunca poderemos organizar tal evento. Mas esta co-organização é uma decisão política, económica e desportiva acertada. Esperemos que em 2018 possamos ter o Mundial na Península Ibérica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções