outubro 03, 2010

Onde pára o PS? - excertos de artigo de São José Almeida

São José Almeida, jornalista do Público, escreveu ontem um muito bom artigo de opinião, intitulado "Onde pára o PS?". Dele retiro alguns excertos:
"Ainda que haja alguns agentes políticos que questionam a substância do que está a ser feito, a sua penetração na opinião pública é difícil. Convencionou-se, entre os que dominam a opinião publicada e o comentário político, que as posições da esquerda portuguesa, ou seja, do PCP, do BE e da CGTP, não são para serem tidas em conta na grelha de análise, e é hábito assente que o que a esquerda diz não é para levar a sério".
"Mas a deriva conservadora e de direita que tem assolado a Europa criou também uma situação em Portugal que transformou o PS no grande paradoxo desta situação chamada «crise»".
"(...) será que no PS ninguém está em condições de internamente defender os valores da social-democracia e a sua transformação e adaptação ao mundo de hoje, mantendo como paradigma o bem-estar de todos os cidadãos obtido através da redistribuição da riqueza?(...) Será que dentro do PS português, ao longo dos últimos seis anos, ninguém percebeu o que estava verdadeiramente em causa no seu evoluir?(...) O que resta de esquerda no PS e nos ideais dos seus dirigentes? Ou será que apenas estão colados aos lugares institucionais com o cimento do poder? É que esse, um dia, mais tarde ou mais cedo, vai acabar."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções