dezembro 10, 2010

Educação - os resultados do PISA


Esta semana soube-se através do relatório do PISA que os alunos portugueses com 15 anos estão melhores do que há cinco anos atrás, que houve um forte evolução na matemática, nas ciências e na literatura, estando os resultados dos alunos portugueses muito próximos da média da OCDE. Aliás, foram os que mais progrediram.

Sócrates, confrontado com óptimas notícias, veio a público manifestar o óbvio contentamento e recolher os merecidos louros. A reforma educativa iniciada em 2005, por muitos defeitos que tenha, teve consequências: o sistema de ensino sofreu sérias mudanças. Agora, chegam os resultados. E são muito bons.

É, portanto, altura de salientar o trabalho da anterior ministra. Maria de Lurdes Rodrigues, uma das ministras mais contestadas desde o 25 de Abril - principalmente e quase em exclusividade pela classe educativa -, tem agora o reconhecimento merecido. Se a reforma do ensino ainda não está completa e tem, na minha opinião, muitas lacunas - a nível de carga horária, as Novas Oportunidades são um erro, entre outras - há que reconhecer que diversas medidas tiverem efeito, como o Plano de Acção para a Matemática, o Plano Nacional de Leitura, a modernização do parque escolar ou a entrega de computadores aos alunos.

Durante os anos do consulado de Lurdes Rodrigues várias foram as vozes que ouvimos contra as suas políticas e reformas. Paulo Guinote, professor que se notabilizou com a luta contra a reforma da carreira docente, comenta desta forma imbecil os resultados do PISA. Ele sabe que o exemplo que deu é falacioso mas, à falta de argumentos para justificar os bons resultados, não teve outra maneira que recorrer à rasteira argumentativa.

Outro grande activista contra Lurdes Rodrigues é Nuno Crato. Mário Crespo, sempre à procura da crítica fácil, escolheu o professor de matemática para entrevistar no dia em que se conheceram os números do PISA. Estava Crespo à espera que Crato o ajudasse na desconstrução dos números de forma a que não estivéssemos perante bons resultados na educação, quando o professor teve que, embora muito contrariado, dizer o óbvio: isto são bons resultados. Evidente que acrescentou que não sabia ainda interpretar muito bem os números mas que em geral são bons resultados. Crespo ficou completamente à nora, via-se que não tinha a entrevista preparada, a não ser numa ridícula chamada de atenção para os números da Áustria, dos quais pediu uma interpretação a Crato. Este, com muita sinceridade, adimitiu que não conhecia a realidade daquele país e que, portanto, não podia explicar ao curioso Crespo quais as razões para os alunos austríacos apresentarem melhores resultados a matemática do que a literatura. À falta de pontos negativos para apontar aos resultados portugueses, o entertainer da SIC e o professor Crato não puderam deixar de salientar o que os números revelaram: Portugal progrediu. A entrevista, como sempre medíocre, pode ser vista aqui.

3 comentários:

  1. Para que não fique sem comentários tão inteligente post, o "imbecil" de serviço vem apresentar-lhe cumprimentos.

    Bem-haja por ser tão claro na sua argumentação.

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  2. Cumprimentos aceites e retribuo-os com gosto. Não sei o que não percebeu mas estou disponível para lhe explicar.

    E admita lá, o seu argumento é ou não uma rasteira?

    E se desta vez o seu texto foi infeliz, aproveito para lhe dizer que tem muito mérito no seu combate contra o que sente estar errado. Valorizo-o por isso.

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  3. Pareceu-me que, por imbecil se referiu à forma do comentário e não ao autor. Mas enfim, depois de milagres destes a contrariar vigílias de maledicência de 5 anos, é natural que os elefantes ganhem asas, as galinhas dentes e que as carapuças estiquem.

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