julho 31, 2009

Bobby Robson (1933-2009)


Bobby Robson é um dos meus treinadores de coração. Os apaixonados do futebol percebem o que eu sinto. Não em relação a Robson mas a qualquer protagonista especial deste desporto. E Robson era-o para mim.

Para além de ter treinado os meus dois clubes de coração - FCPorto e Newcastle - Robson foi o "meu" primeiro treinador: o primeiro do qual tenho memória enquanto adepto portista, tinha eu uns 5 anos. Depois foi ele que me tornou do Newcastle, com a ajuda do actual treinador Alan Shearer. Foi ele que me fez vibrar imenso com uma equipa, o seu Barcelona de Ronaldo, uma verdadeira maravilha.

Quando soube da sua morte, houve imediatamente dois momentos que me vieram à cabeça. O primeiro foi uma fotografia na final da Taça de Portugal de 1994, ganha pelo FCPorto ao Sporting. Nela vê-se o inglês, levantado por vários jogadores do FCPorto, a festejar a vitória de língua de fora e com a Taça na mão, num acto de pura provocação já que, meses antes, o Sporting tinha dispensado os seus serviços. O outro momento é numa fantástica época do Newcastle em 2002/2003, em que os magpies de Robson quase foram campeões. Lutaram bravamente com os grandes e, a cerca de seis jornadas do final do campeonato, receberam o Arsenal num jogo decisivo para o título. O Newcastle perdeu esse jogo mas a forma como jogou e lutou fez com que Robson ficasse à entrada do corredor para os balneários, ainda no relvado, batendo palmas a todos os jogadores do Newcastle, gritando "Well played, well played!".

As notícias sobre a sua morte vão referir que ele era um gentlemen, um senhor do futebol, entre outras alcunhas. Para mim Robson é apenas o "meu" treinador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções