junho 10, 2009

Europeias - comentário final

Destas eleições europeias retira-se uma grande conclusão: o PS sofreu uma grande derrota. Comparado com as duas últimas eleições partidárias nacionais, europeias de 2004 e legislativas de 2005, o PS perdeu quase 20% de votos. E perdeu apenas para um lado: para a esquerda. Bloco e CDU tiveram resultados extraordinários apesar do primeiro levar vantagem por ter tido mais um eurodeputado europeu e por ter ficado, pela primeira vez, à frente da CDU. Ou seja, uma grande vitória moral.
Vitória moral teve também o PSD e Manuela Ferreira Leite. Apesar de não terem tido uma votação extraordinária, bem longe disso, a vitória nestas eleições dá uma nova esperança ao PSD e à sua direcção. E se conseguirem "roubar" eleitores ao CDS, apelando ao voto útil, podem ser até a força mais votada nas próximas legislativas. A questão das coligações é um cenário bastante complexo para se equacionar neste momento mas dificilmente o PSD encontrará outro parceiro que não o CDS...ou o PS.
Portanto, não achon que tenha havido muito mérito do PSD. Houve, sim, mérito do BE e também CDU e muito, muito, demérito do PS. Má escolha do cabeça-de-lista, péssima campanha a nível do debate, enfim, tudo correu mal. Já se estava à espera de haver uma penalização ao Governo. Mas as sondagens nunca apontaram uma tamanha penalização. E os votos de protesto foram todos para a esquerda e uns poucos para o CDS. O PSD terá que ter muito cuidado no discurso que fizer nas próximas meses já que não é seguro que os portugueses vejam em Ferreira Leite uma boa alternativa. Quanto ao PS, irá desvalorizar estas europeias, apelará ao voto útil e esperará que o PSD não embale numa onda vitoriosa. Sócrates suspira por boas notícias económicas que não surgem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções