O que significa vitória e derrota para os principais partidos nas eleições de 7 de Junho?
PS - Vitória é claramente ter mais deputados que o PSD. Ficar com o mesmo número, mesmo que à frente percentualmente, poderá não ser considerado uma grande conquista. Derrota é ficar atrás, percentualmente ou nominalmente, do PSD.
PSD - Vitória será ter o mesmo número de eurodeputados do PS, mesmo ficando atrás percentualmente. Significa que não estão longe, apesar de haver quem considere que, no actual contexto de contestação ao Governo, ficar atrás em número de votos é uma grande derrota. Não concordo porque as sondagens feitas nos últimos dois anos sempre posicionaram o PSD muito longe do PS. Ficar com um número maior de deputados do PS será uma enorme vitória. Derrota será ter menos deputados e ficar a mais de 7/8% dos votos do PS.
CDU - Vitória será ter três deputados eleitos, ficar em terceiro lugar, ficar à frente do Bloco, por ordem de importância. Mesmo que mantenham o mesmo número de deputados (2) que dará para ficar em terceiro, se não ficarem à frente do Bloco será uma derrota. Derrota, grande, será elegerem apenas Ilda Figueiredo, o que parece improvável.
CDS-PP - Aplica-se o mesmo que à CDU menos no que respeita ao BE. Não há propriamente um duelo que existe entre Bloco e CDS por isso caso Nuno Melo e a sua lista consigam eleger dois deputados, já será um bom resultado. Ficarem com o terceiro lugar será fantástico para Paulo Portas. Derrota pressupõe elegerem apenas um deputado e, percentualmente, abaixo dos 6%.
BE - Para um partido que tem apenas um eurodeputado, duplicar essa representação será já uma vitória. Mas o Bloco quer mais e ficar à frente da CDU será ainda melhor para este partido. Então se acontecer este cenário com Rui Tavares eleito poder-se-á falar numa clara vitória. Derota é, apenas, a não eleição de Marisa Matias, a nº2 da lista.
(quanto às outras candidaturas, vitória será eleger um deputado e derrotas não existem, a não ser que consigam apenas os votos dos familiares e amigos. Destaque para a luta entre MMS e MEP. Quem ficar atrás poderá considerar-se derrotado e, à frente, vitorioso nesta pequena guerra.)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Construções