junho 10, 2009

Roland Garros - análise do torneio

Finalmente Federer! Nadal e Djokovic falharam a meio do torneio e o suiço aproveitou a oportunidade para ganhar o seu primeiro Grand Slam francês. Assim, igualou Sampras e ganhou o único torneio que faltou ao americano.
Federer fez um torneio emocionante. Não é que tenha jogado o seu melhor ténis de sempre mas psicologicamente este impecável. Contra Tommy Haas esteve a perder por 2-0, contra Del Potro também só ganhou em cinco sets. teria ganho a Nadal na final? É impossível saber. Mas Federer aproveitou muito bem os desastres dos outros para fazer história.
Nadal e Djokovic foram as grandes decepções, principalmente o primeiro. Apesar de ter perdido contra o finalista vencido - Soderling fez o torneio da sua vida - apenas o problema no joelho pode justificar a derrota. O sérvio também pareceu desmotivado depois de a temporada de terra batida ter sido frustrante: jogou muito bem mas nunca conseguiu superar Nadal o que, psicologicamente, poderá ter afectado o desempenho de Novak.
Quanto aos outros jogadores: Del Potro jogou o seu melhor ténis de sempre em terra batida mas esbarrou em Federer; González desperdiçou uma excelente oportunidade de estar numa grande final; os franceses Tsonga e Monfils não conseguiram em casa fazer um grande torneio.
Por fim dizer que na final houve demasiado Federer para Soderling. Com um toque de bola fantástico - imensos amorties - o suíço não deu hipóteses de resposta ao sueco que nos próximos tempos andará muito longe da ribalta, seguramente.
No torneio feminino houve a surpresa Stoser, a australiana que chegou às meias. De resto, o mesmo domínio do leste europeu que já estamos habituados. Isso e finais super desinteressantes. Desta vez Kuznetsova foi quem esteve mais forte psicoligicamente. E Safina continua como número 1 sem vencer um Grand Slam. E esta derrota dificulta as coisas para Wimbledon. O torneio feminino continua um verdadeiro aborrecimento.

1 comentário:

  1. Só uma correcção... não é Stoser, é Stosur. De resto, parece-me que tudo o que disseste está correcto, Soderling teve laivos de Martin Verkeerk há uns anos, mesmo sendo bastante melhor jogador. Vamos ver se ao contrário deste último, consegue manter o nível de jogo e a consistência.

    ResponderEliminar

Construções