junho 29, 2009

Quarta-Feira


O cenário era a magnífica Sala Suggia da Casa da Música. Ontem, estes quatro músicos da foto subiram ao palco para um concerto de jazz misturado com a sonoridade da bossa nova e MPB. Chico Pinheiro, um magnífico guitarrista e compositor, e Brad Mehldau, um pianista também ele muito bom, encarregaram-se da música. A voz estava a cargo de Luciana Alves e de uma holandesa chamada Fleurine, ao que parece bastante reputada nos meios do jazz nova iorquino.

O concerto começou de uma forma maravilhosa, uma versão instrumental de "Samba e Amor" do Chico Buarque. Prometia muito, pensei eu. Depois começou o descalabro e a confusão. Apesar de ter havido momentos brilhantes, o concerto de uma hora e meia foi bastante difícil de seguir porque nem os próprios intérpretes sabiam qual o alinhamento das músicas. Foram bastantes as vezes que Chico Pinheiro perdeu dois a três minutos a afinar a sua guitarra. Fleurine e Luciana só no fim cantaram duas músicas ao mesmo tempo, fazendo com que tivessem sempre a entrar e a sair, às vezes nem elas sabiam quando era a vez delas. Brad Mehldau uma vez esqueceu-se de entrar em palco e os outros músicos perderam mais um pouco tempo a decidir o que iriam tocar.

Chegados ao fim do espectáculo, o público foi, mesmo assim, generoso e pediu que voltassem ao palco. Eles voltaram, duas vezes, mas aqui foi a gota d'água, pelo menos para mim. Visivelmente incomodados por tanta trapalhada, os músicos nem sabiam o que iam tocar no encore, combinando a música já em palco. E deu barraca. A protagonista: Fleurine, a tal holandesa que deve ter muito currículo mas que canta banalmente.

Depois de combinada a música final, Fleurine pergunta "Pode ser "Tristeza não tem fim"?", numa alusão ao verso inicial da música "A Felicidade" do Tom e do Vinicius. E se já é mau ela própria nem saber o nome da música, pior foi quando errou a letra. A holandesa cantou "Pra tudo se acabar na terça-feira" quando todo o mundo sabe que tudo acaba é na quarta-feira, de cinzas. Logo a seguir, Luciana confundiu a letra toda e trocou os versos daquela fantástica música.

É o que dá convidarem cantoras reputadas que, lá por cantarem em português (sofrível) e até fazerem discos sobre a MPB, não quer dizer que encarnem bem a música popular brasileira. Saí da Casa da Música a tentar lembrar-me do início do concerto. O resto foi pobrezinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções