agosto 20, 2009

Bússola Eleitoral


Já está pronta a prometida "Bússola Eleitoral". Tal como houve nas Europeias 2009, agora alguns investigadores do ICS - como Marina Costa Lobo ou Pedro Magalhães - criaram este inquérito para aferir as sensibilidades políticas dos eleitores em relação às legislativas de Setembro. Tal como o outro, e ao contrário de muitos que se têm visto em anos anteriores, este é um bom inquérito, com perguntas concretas e, no meu entender, bem escolhidas. Ou seja, são perguntas que conseguem definir razoavelmente bem o perfil do eleitor. Eu já fiz e aconselho a todos que o façam. E, já agora, revelo o meu resultado, nada surpreendente: à esquerda, com grande proximidade do PS (76%) e Bloco (73%).

6 comentários:

  1. Mais uma vez, tenho que agradecer pela utilidade pública do teu blogue! O inquérito parece-me muito bom!

    Fiquei espantado com os meus 0% de compatibilidade com o PNR em relação ao estilo de vida. Não estava nada a contar.. Pensava que existiam percentagens negativas ou assim..

    De resto, nada de muito surpreendente: 77,7% PS e 69,6% BE. Aguardemos. ;)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Pedro,
    fiquei deliciado com esta bussola, obrigado!!

    Já agora... os meus resultados são um bocadinho diferentes dos teus como seria de esperar, mais proximo do MPT e MMS (surpresa), mas tb muito proximo do PSD e mais longe do bloco :p

    ResponderEliminar
  3. Apesar de algumas das perguntas das Europeias 2009 estarem mal formuladas, este não deixa de ser um fantástico contributo para os cidadãos e que deveria ser mais divulgado.

    Só fico admirado de ser possível estar simultaneamente tão perto do PS e do BE como tu Pedro (dois partidos tão diferentes) :P

    Os meus: 74,1% BE, 72,3% CDU, 64,3% PS

    Contudo, o inquérito diz-me estar mais próximo do PS (também nunca percebi isto muito bem)...

    ResponderEliminar
  4. Fred, a Marina Costa Lobo no blogue que fiz link explica muito bem essa tua última dúvida final. Vai lá ao blogue e perceberás. ;)

    Quanto à proximidade PS e BE: talvez seja reflexo da última parte do inquérito, não sei...Se bem que espelha muito bem o que eu sinto. Não sou PS nem sou Bloco, devo andar no meio termo :P

    ResponderEliminar
  5. André,

    Sempre te vi como um nacionalista convicto, não percebo essas tuas afirmações em relação ao PNR LOL.

    ResponderEliminar
  6. Diogo,

    tu e o MMS, que coisa, minha nossa! :P

    ResponderEliminar

Construções