agosto 06, 2009

Cão que ladra não morde


Alberto João Jardim é uma das personagens mais bizarras da nossa democracia, principalmente devido ao seu estilo de fazer política. Para além de ser um homem que compreende bem o seu povo, Jardim conseguiu ao longo destes anos arranjar uma forma de se manter no poder. Deu qualidade de vida aos madeirenses - era difícil não dar em tantos anos - e escolheu um inimigo: Lisboa. Os anos vão passando e Jardim vai continuando a ganhar eleições atrás de eleições. Sinceramente, como não sou madeirense, não me importo nada que ele seja presidente daquele território. Cada vez mais acredito que o povo tem os políticos que merece e a Madeira e maioria dos madeirenses merece aquilo.

Porém, Jardim não tem apenas influência naquelas ilhotas no Atlântico. Como está ancorado a um partido nacional, do qual necessita como de pão para a boca já que, se não fosse assim, não teria tido problemas em fundar um partido regional como muitos na vizinha Espanha, dizia eu que Jardim precisa do PSD e o PSD, estranhamente, não sabe lidar com ele. Desde Cavaco que todos os líderes do partido têm tido problemas com Jardim. Ora porque este resolve criticá-los, ora porque este cria polémicas desnecessárias das quais o PSD nacional tem muitas dificuldades em se distanciar. Foi assim com o Senhor Silva, foi assim há um ano com Jardim a criticar com muita força a candidatura de Ferreira Leite a líder do PSD - falando-se até na sua própria candidatura - e foi assim com mais dezenas de casos. Agora, utilizado estes dois exemplos, Jardim está em perfeita sintonia com o Senhor Silva, apoia declaradamente Ferreira Leite - continua lá nas listas - e tudo parece que se desvaneceu.

Sócrates, aqui fica o meu elogio, foi dos poucos que soube lidar com Jardim. Não lhe prestou a mínima atenção. Até Jaime Gama, esse peixe de águas profundas do regime, caiu aos pés de Jardim. Pelo contrário, Sócrates apenas lá foi uma vez, poucas horas. Jardim, que durante tanto tempo disse cobras e lagartos do primeiro-ministro, recebeu-o, com poucas cerimónia, é certo, mas caladinho como um rato, cheio de sorrisos e grande sentido de estado.

Sinceramente, não percebo tanto medo e tanto receio por parte do PSD e também do PS em relação a João Jardim. E a comunicação social é também responsável pelo "fenómeno" Jardim, tanta é a atenção dada a esta criatura.. Ele é apenas um cão que ladra muito. Mas que não morde. A esses cães a única coisa que se tem que fazer é ignorar. Até que se canse.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções