agosto 12, 2009

Razões para não gostar de Jesualdo (5)


O capítulo quinto desta cruzada contra Jesualdo centra-se nos jogadores jovens, principalmente nos que vêm da formação do clube.
Quando Co Adriaanse chegou ao FCPorto uma das coisas que quis mudar na estrutura do futebol profissional foi a formação. Mas o holandês não teve tempo suficiente no clube para sequer iniciar essa revolução. Chegou Jesualdo e, aproveitando algumas decisões anteriores de Adriaanse, revolucionou, de facto, a estrutura dos plantéis jovens. Mudaram treinadores, chegou Luis Castro para dirigir todo o futebol jovem do clube.

Passados três anos ainda não são visíveis resultados. Não se pode esperar milagres mas seria benéfico para todo o funcionamento do futebol jovem ter no plantel sénior um ou dois novos "produtos" da nova escola do Dragão - mais precisamente do Olival.

Jesualdo, o ano passado, experimentou na Taça da Liga 3 ou 4 jovens. Isso, no meu entender, não é aposta nenhuma nos jovens. Se olharmos para o plantel deste ano apenas um jogador é das recentes escolas de formação do FCPorto, Nuno André Coelho. Isto também não é aposta nos jovens. Mesmo que a média de idades do plantel seja baixa, deve-se a alguns negócios sul-americanos de duvidosa utilidade.

A quantidade de jogadores jovens emprestados a clubes da primeira liga é enorme, poder-me-ão dizer. E por muito que eu até concorde com essa política de empréstimos, considero que há actualmente no plantel jogadores bem piores do que os que estão emprestados e que custaram imenso dinheiro, enquadrados nessa política de contratações idiota. Aposto, e não é difícil prever, que a maioria dos jogadores que estão emprestados nunca integrarão o plantel nem sequer terão uma oportunidade na pré-época.

Uma das posições que o FCPorto e, principalmente, Jesualdo não aproveitaram o talento dos seus jovens foi, claramente, a de extremo. Vieirinha (aposta de Adriaanse não continuada por Jesualdo), Bruno Gama, Candeias e Hélder Barbosa nunca tiveram reais oportunidades para vingar no plantel principal. Foram poucos os minutos que estes tiveram no onze titular - e aqui volto a um dos problemas de Jesualdo já mencionados, a gestão do plantel - e assim dificilmente conseguirão ser opção no plantel.

Não peço uma política à Sporting, demasiado centrada nos seus jovens, a maioria medíocre. Porém, Jesualdo, até por já ter estado nas camadas jovens da seleção portuguesa, deveria ter outro cuidado e atenção com os jogadores que são formados no clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções