maio 25, 2009

Espanholadas

Breves notas sobre a histeria que por aí vai sobre o facto de Sócrates ter ido a Valência e não ter falado português:
1- Já era tempo de, a começar pelo próprio Sócrates e a acabar em todos que comentam este facto, se referirem à língua falada pelos espanhóis como "castelhano" e não "espanhol". Ser rigoroso dá jeito.
2- Eu não sou linguista mas do pouco que sei sobre o castelhano, fruto de três anos de estudo, posso dizer com segurança que é muito mais difícil para um espanhol falar português do que um português falar castelhano. Essa dificuldade espanhola estende-se a outros idiomas, ao contrário de nós que somos (bem) conhecidos por sabermos dominar outras línguas. O mesmo se passa na América do Sul. Os brasileiros entendem perfeitamente um indivíduo que fale castelhano mas o contrário já não acontece.
3- Fazer aproveitamento político deste caso, como o fez Rangel ou Miguel Portas, é absolutamente ilustrador de como vai a campanha. Fraquinha, fraquinha...
4- Sócrates fala muito mal castelhano.
5- Eu ouvi Zapatero dizer duas ou três frases em português, num claro esforço para agradar aos presentes. Mas não ouvi ninguém referenciar este facto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções