maio 18, 2009

A sexualidade das jotas

A Juventude Socialista (JS) está a trabalhar arduamente para ver ser aprovada no Parlamento uma lei que institua a Educação Sexual como disciplina obrigatória no ensino básico. Até aqui, nada de grave*. É uma boa ideia - desde que bem articulada com as escolas, centros de saúde e, sobretudo, professores - mas que levará o seu tempo até estar a funcionar a 100%. Não é de um dia para o outro que se põe em prática uma disciplina destas e as experiências dos últimos anos provam isso mesmo.
As Jotas portuguesas têm tido sempre estas bandeiras "fracturantes". Mas do que não se lembram é de lutar e trabalhar por haver no ensino básico e secundário disciplinas que permitam aos alunos entrar em contacto mais directo com a realidade política nacional. Quantos alunos sabem o que é a Constituição? Quantos jovens vão para a faculdade sem saber que sistema político é o nosso?
Pode-se invocar a disciplina de "Formção Cívica". Eu tive-a, conheço muita gente que a teve e o resultado é o mesmo: zero. Fazem-se uns jogos, arranja-se uns temas engraçados - na minha turma do 9ºano foram a anorexia e a bulimia - e pronto, o professor não tem trabalho nenhum. A disciplina de Ciência Política já faz parte do programa do 12ºano de apenas um agrupamento mas não tem carácter obrigatório, logo não há alunos. Portanto, os jovens não têm qualquer disciplina que os faça pensar um pouco sobre a política e a sociedade. Isso, sim, seria fracturante.
Eu até sei a razão pela qual as jotas não se preocupam sobre isto: se permitíssemos aos jovens ter umas noções básicas de política talvez nenhum deles frequentasse alguma das juventudes partidárias portuguesas.


*grave é o facto de, na mesma proposta de lei, a JS querer implementar a distribuição gratuita de preservativos nas escolas.

1 comentário:

  1. "Eu até sei a razão pela qual as jotas não se preocupam sobre isto: se permitíssemos aos jovens ter umas noções básicas de política talvez nenhum deles frequentasse alguma das juventudes partidárias portuguesas."

    TOMA LA QUE JA ALMOÇASTE!

    ResponderEliminar

Construções