maio 19, 2009

PSD e os cartazes

Paulo Rangel, no último debate a cinco sobre as europeias, gabou-se de o seu PSD ser o único partido que ainda não tinha cartazes espalhados pelas ruas do país - apesar de os ter Ferreira Leite e de o orçamento do PSD ser o maior entre todos os partidos, para cima de 2 milhões de euros. A partir de ontem, o PSD começou finalmente a afixar os seus cartazes relativos às eleições de 7 de Junho. E, pode-se dizer, começaram em força. Por vários motivos.
Em primeiro lugar, farei uma análise à forma dos cartazes. Estão aqui todos. A forma é a mesma. O que muda entre eles é o conteúdo da mensagem e a cor de fundo. Em todos os cartazes vemos Rangel com um postura confiante, bem diferente da de Vital Moreira no seu primeiro cartaz. Uma postura que indica confiança e trabalho. E nem precisou de puxar as mangas para cima como o fez Carmona nas autárquicas em Lisboa. Portanto, do ponto de vista de imagem, nota muito positiva para estes cartazes do PSD, bem diferentes dos da sua líder.
A ideia de apresentar medidas, propostas ou seja lá o que for, é também ela, uma boa ideia. Corresponde à "atitude" de Rangel no cartaz. Bem diferente das dos outros partidos que apenas têm optado por slogans ou referências históricas - casos do PS e BE. No entanto, é nestas medidas que está o grande erro destes cartazes do PSD. "Combater a crise com os fundos europeus" serve para, mais uma vez, dar pouca importância à Europa e faz com que os portugueses apenas a vejam como torneira financeira. Mas há mais cartazes. Outro diz "Pelo interesse nacional, eu assino por baixo". Alguém me consegue explicar o que quer dizer Rangel e o PSD com esta frase? "Criar um novo Erasmus para o 1ºemprego" já será uma proposta, um projecto. Mas "As Famílias portuguesas acima das famílias partidárias" soa demasiado a demagogia.
Ou seja, o PSD, dá para constatar, apostou forte nos cartazes. E o facto de esperar até agora é apenas estratégia. No meu entender, boa. Ainda estamos a três semanas e, assim, as pessoas no dia 7 de Junho lembrar-se-ão melhor destes cartazes do que outro qualquer afixado há um mês. Só que a mensagem dos cartazes é desatrosa, mesmo que tenham tentado uma via nova nos cartazes das europeias: as propostas (ainda que algo vagas, eu sei). E a estratégia não passa apenas pelos cartazes. Vai de encontro à postura que Rangel vem mantendo nos últimos dias. Propostas e mais propostas. [sobre estas propostas ver este texto e mais este, insuspeitos porque são de blogues de direita e que encontraram em Paulo Rangel o seu novo ídolo]
Mas este desastre é alastrado a outros partidos e, francamente, os cartazes do PSD (à excepção do da foto) são bem melhorzinhos do que os do PP - aquela postura de Nuno Melo e aquelas frases são, de facto, bastante más. Em comparação com o PS ganha alguma vantagem, agora que os socialistas têm um cartaz horripilante em que se lê "Por Portugal, mais Europa" ao lado de uma "família feliz", desde os avós até aos netos. Uma coisa sem sentido, mais parece um qualquer folheto de hipermercado. Quanto à esquerda, o cartaz do BE em que figuravam Barroso e Sócrates foi, no meu entender, o mais bem conseguido até agora. Quanto à CDU, os mesmos slogans de sempre: sejam autárquicas, europeias, legislativas ou a Festa do Avante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções