maio 16, 2009

Nadal

Parece montagem mas não é. Foi no fim da meia-final do torneio de Madrid, uma vitória espectacular de Nadal sobre Djokovic - foram quatro (!) horas, três sets com dois tie-breaks, Djokovic com 3 match points não aproveitados*.
Mas para quem viu o jogo e a transmissão sabe que não é este o único (grande) momento protagonizado por este rapaz. Mal acabou o encontro, depois de ter cumprimentado e abraçado Novak, Nadal recebeu um efusivo e inesperado abraço...de uma criança. O espanhol, um pouco atrapalhado, retribui o abraço e dá-lhe a sua fita. Cumprimenta o árbitro e dirige-se para o centro do court e ajoelha-se. O rapaz, seguindo o seu ídolo e como ninguém o impediu, não se fica por aqui e imita Nadal no centro do court. Tal como todas as crianças imitam, na sua escola com os amigos, os seus ídolos, este miúdo teve esse acto espontâneo. Uma imagem que fica para a história.
É isso que Nadal é actualmente: um ídolo. Se em Portugal há a Ronaldomania, em Espanha há a Nadalmania. Mas com várias diferenças. Nadal é um tipo discreto e humilde fora de court, ninguém sabe nada sobre a sua vida privada. Sobre Ronaldo nós sabemos pormenores detalhados de tudo e mais alguma coisa.
E não, não me estou a render a Nadal. Espero que amanhã o Federer derrote o espanhol em Madrid (não vai acontecer, mas pronto!). Mas isso não me impede de dizer que Nadal está a tornar-se o melhor tenista de sempre e que, este ano, tem uma grande hipótese de fazer o Grand Slam. Se não for este ano, dificilmente ele o fará ou alguém conseguirá esse feito nos próximos 10/20anos.
*a forma como Nadal salva o primeiro match point de Djokovic com o sérvio a servir é arrepiante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções