maio 18, 2009

Luis Figo

Nos próximos dias vão suceder-se homenagens, reportagens, entrevistas, enfim, um sem número de coisas sobre Luis Figo. Junto-me ao clube. Mas de um modo diferente.
Figo foi um excelente jogador de futebol. Porém, poderia ter marcado uma época, poderia neste momento ser um símbolo mundial e um ídolo para muita gente. Não o é por uma simples razão: a troca do Barcelona para o Real Madrid foi o pior erro da sua carreira e transformou-o, aos olhos do mundo, como um "pesetero".
O que foi Figo ganhar desportivamente com a ida para Madrid? Nada. É certo que conseguiu pôr no currículo a Champions League mas, caso ficasse no Barcelona, teria conseguido feito idêntico. Podem dizer que ele foi eleito melhor jogador do Mundo quando estava em Madrid. E eu respondo: não ganhou o prémio quando o merecia, um ano antes, na sua última época em Camp Nou que culminou no fabuloso Euro 2000.
A sua ida para Milão foi mais uma transferência financeira. Novamente, nada em termos desportivos Luis Figo conseguiu. A sua participação nos scudettos ganhos no Inter foi mediana, nunca foi a estrela da equipa.
Estrela da equipa era-o em Barcelona. Mais do que uma estrela, um ídolo. Como existem poucos actualmente. Figo prescindiu de ser um super êxito desportivo e um êxito financeiro, para ser um bom êxito desportivo e um extraordinário êxito financeiro.
É pena. Figo foi um jogador de classe. Nunca foi espalhafatoso à Cristiano ou Ronaldinho. Nunca foi um génio como Maradona ou Messi. Figo era calmo, sereno, a sua vida privada era bastante discreta. E essa sua postura estendia-se ao relvado. Um extremo puro que fazia as delícias dos catalães.
O golo que se vê no vídeo é, para mim, a síntese de Figo enquanto futebolista: classe pura. A forma como ele tira os dois defesas e senta Schmeichel é fabulosa. O melhor golo de sempre de Figo, na minha opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Construções