maio 31, 2009

Roland Garros 2009 - a primeira semana


A primeira semana deste torneio fica irremediavelmente marcada pela eliminação de Nadal, ainda hoje. O tetracampeão de Roland Garros foi derrotado pelo sueco Soderling em quatro sets e disse adeus ao Grand Slam este ano. O espanhol parecia caminhar para mais uma vitória em Paris e fazer história pois poderia bater o record de Borg, também ele tetracampeão de Roland Garros. A ironia da história fez com que outro sueco, Soderling, conservasse o record de Borg. Soderling eliminou facilmente o carrasco de Gil, David Ferrer, antes de eliminar Nadal. Mesmo assim foi uma grande surpresa a eliminação do campeoníssimo Nadal, que vestiu de rosa para este torneio.

A eliminação precoce de Nadal foi acompanhada por outra: a de Djokovic. E por triplo 6-4 frente ao impronunciável Kohlschreiber que vem jogando muito bem. Foi outra grande surpresa. E estes dois factos escancaram as portas de Roland Garros a Roger Federer que vem jogando bem mas não muito consistente. Conseguirá ele aguentar a pressão de ser, a partir de agora, o grande favorito? Para chegar à final o primeiro adversário é o experiente Tommy Haas que está num bom momento. Mas, para mim, não será este o grande adversário da parte inferior do quadro. Roger tem pelo caminho um Tsonga que está em crescendo de forma e, com o apoio de público, poderá ser um osso duro de roer. Mas primeiro terá que eliminar Del Potro. Há ainda outro francês, Monfils, que poderá fazer mais uma supresa depois da meia-final do ano passado.

Na outra parte do quadro, Andy Murray tem caminho aberto para a final pois vem jogando bem. Porém, isto é pó-de-tijolo e Murray terá que enfrentar já na próxima ronda um González - carrasco de Rui Machado - que anda a jogar muito bem e que, com a sua direita, poderá fazer muitos estragos ao inglês. E ainda há nesta parte do quadro o cerebral Davydenko.

No quadro feminino, poucas supresas. Ivanovic e Venus Williams foram eliminadas mas não estão ao nível de outros anos. Surpresa é a boa forma de Sharapova. É difícil prever o que poderá fazer mas dificlmente chegará à final. Para passar às meias tem que derrotar Cibulkova, que está a jogar bem, e numa possível meia-final, etrá que defrontar ou Safina (a grande favorita) ou Azarenka. Se for com a primeira só o orgulho russo e uma mau dia de Safina fará com que Sharapova chegue à final. Se defrontar Azarenka, a tarefa é mais fácil. Basta destabilizar a bielorussa que esta cede emocionalmente. Na outra parte do quadro será uma luta entre Kuznetsova, Serena ou Jankovic que chegarão à final. Mas como isto é ténis feminino nunca se sabe. Referência para o excelente torneio de Sorana Cirstea.

1 comentário:

  1. Bem... tu que já és grande adepto do Nadal (como eu, tenho de assumir toda a minha paixão por aquele polo cor de rosinha a la Miami Vice) tens agora mais um motivo para gostar dele e de os que o rodeiam... para isso nada como ler esta notícia:
    http://www.marca.com/2009/06/01/tenis/roland_garros/1243892389.html

    Um abraço

    ResponderEliminar

Construções